Aula sobre Figuras De Palavra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Professor, apresente aos alunos exemplos de figuras de linguagem em textos conhecidos, como músicas, poesias e trechos de livros, e explique o que são figuras de palavra, a importância delas na construção de sentido e como elas funcionam na língua portuguesa.
Etapa 1 - Pré-aula
Os alunos vão pesquisar sobre figuras de linguagem e criar um mapa conceitual que tenha uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser entregue ao professor antes da aula.Etapa 2 - Introdução
Apresente um exemplo de texto com figuras de linguagem e peça aos alunos que identifiquem as figuras presentes no texto.Etapa 3 - Aprofundamento
Os alunos vão se dividir em grupos para analisar diferentes textos e identificar as figuras de linguagem presentes em cada um. Disponibilize textos impressos para os alunos ou deixe-os disponíveis na lousa, por exemplo.Etapa 4 - Troca de experiências
Cada grupo vai apresentar para a turma o texto que analisou, explicando as figuras de linguagem presentes e como elas contribuem para o sentido do texto.Etapa 5 - Consolidação
Em seguida, os grupos devem criar um texto utilizando pelo menos três figuras de linguagem diferentes.Etapa 6 - Socialização
Cada grupo vai ler seu texto em voz alta para a turma e os colegas devem identificar as figuras de linguagem presentes no texto.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos conforme os seguintes critérios: compreensão das figuras de linguagem, capacidade de identificar as figuras de linguagem em textos, habilidade em criar um texto utilizando figuras de linguagem e participação nas atividades em sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de texto pelos alunos.
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação de textos com figuras de linguagem.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos em atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das figuras de linguagem em textos.
- Habilidade em criar um texto utilizando figuras de linguagem.
- Participação ativa nas atividades em sala de aula.
Ações do professor
- Explicar o conceito de figuras de linguagem e sua importância na construção de sentido.
- Disponibilizar textos impressos para os alunos e explicar como identificar as figuras de linguagem neles presentes.
- Elaborar atividades que incentivem a criatividade e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre figuras de linguagem e criar um mapa conceitual antes da aula.
- Analisar textos em grupo e identificar as figuras de linguagem presentes.
- Criar um texto utilizando figuras de linguagem e participar ativamente das atividades em sala de aula.