Aula sobre Figuras De Palavra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, apresente aos alunos exemplos de figuras de linguagem em textos conhecidos, como músicas, poesias e trechos de livros, e explique o que são figuras de palavra, a importância delas na construção de sentido e como elas funcionam na língua portuguesa.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Os alunos vão pesquisar sobre figuras de linguagem e criar um mapa conceitual que tenha uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser entregue ao professor antes da aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente um exemplo de texto com figuras de linguagem e peça aos alunos que identifiquem as figuras presentes no texto.

  3. Etapa 3 - Aprofundamento

    Os alunos vão se dividir em grupos para analisar diferentes textos e identificar as figuras de linguagem presentes em cada um. Disponibilize textos impressos para os alunos ou deixe-os disponíveis na lousa, por exemplo.

  4. Etapa 4 - Troca de experiências

    Cada grupo vai apresentar para a turma o texto que analisou, explicando as figuras de linguagem presentes e como elas contribuem para o sentido do texto.

  5. Etapa 5 - Consolidação

    Em seguida, os grupos devem criar um texto utilizando pelo menos três figuras de linguagem diferentes.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo vai ler seu texto em voz alta para a turma e os colegas devem identificar as figuras de linguagem presentes no texto.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos conforme os seguintes critérios: compreensão das figuras de linguagem, capacidade de identificar as figuras de linguagem em textos, habilidade em criar um texto utilizando figuras de linguagem e participação nas atividades em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de texto pelos alunos.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação de textos com figuras de linguagem.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos em atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das figuras de linguagem em textos.
  • Habilidade em criar um texto utilizando figuras de linguagem.
  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de figuras de linguagem e sua importância na construção de sentido.
  • Disponibilizar textos impressos para os alunos e explicar como identificar as figuras de linguagem neles presentes.
  • Elaborar atividades que incentivem a criatividade e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre figuras de linguagem e criar um mapa conceitual antes da aula.
  • Analisar textos em grupo e identificar as figuras de linguagem presentes.
  • Criar um texto utilizando figuras de linguagem e participar ativamente das atividades em sala de aula.