Aula sobre Figuras De Pensamento Hiperbole E Antitese
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Figuras de pensamento são recursos muito utilizados na língua portuguesa para dar ênfase e expressividade às ideias. Neste material, vamos abordar duas figuras de pensamento muito comuns: a hipérbole e a antítese. A hipérbole é uma figura de linguagem que exagera alguma característica ou ideia. Já a antítese é uma figura que opõe ideias contrárias. Essas figuras são muito utilizadas na publicidade, em poesias e até mesmo em conversas do dia a dia. Por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos irão aprender a identificar essas figuras e a aplicá-las em diferentes situações.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são figuras de pensamento e apresente exemplos de hipérbole e antítese. Os alunos devem comentar sobre os exemplos e identificar as figuras. Separe a turma em grupos. Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”, que deve ser preenchido ao longo da aula.Etapa 2 - Problematização
Apresente um problema para a turma (exemplo: "Como usar a hipérbole e a antítese para chamar a atenção dos alunos para a importância da leitura?"). Os alunos deverão discutir em grupo e registrar anotações relevantes sobre o problema.Etapa 3 - Geração de Alternativas e Solução
Cada grupo deverá apresentar possíveis meios de soluções para a turma. Todos devem discutir em conjunto e chegar a um consenso sobre qual seria a melhor forma de utilizar as figuras de pensamento para resolver o problema.Etapa 4 - Exercícios de fixação
Proponha alguns exercícios para que os alunos possam praticar a identificação e utilização das figuras de pensamento. Os exercícios podem ser individuais ou em grupos.Etapa 5 - Fechamento
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância das figuras de pensamento na comunicação e na expressão de ideias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar figuras de pensamento.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a atividade.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das figuras de pensamento na atividade proposta.
- Utilização adequada das figuras de pensamento na solução do problema apresentado.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre as figuras de pensamento.
- Orientar os alunos na resolução do problema proposto.
- Propor exercícios de fixação para avaliar a aprendizagem dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar e utilizar corretamente as figuras de pensamento na atividade proposta.
- Participar ativa e colaborativamente durante a atividade em grupo.
- Praticar a identificação e utilização das figuras de pensamento nos exercícios propostos.