Aula sobre Figuras De Pensamento Hiperbole E Antitese

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Figuras de pensamento são recursos muito utilizados na língua portuguesa para dar ênfase e expressividade às ideias. Neste material, vamos abordar duas figuras de pensamento muito comuns: a hipérbole e a antítese. A hipérbole é uma figura de linguagem que exagera alguma característica ou ideia. Já a antítese é uma figura que opõe ideias contrárias. Essas figuras são muito utilizadas na publicidade, em poesias e até mesmo em conversas do dia a dia. Por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos irão aprender a identificar essas figuras e a aplicá-las em diferentes situações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são figuras de pensamento e apresente exemplos de hipérbole e antítese. Os alunos devem comentar sobre os exemplos e identificar as figuras. Separe a turma em grupos. Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”, que deve ser preenchido ao longo da aula.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema para a turma (exemplo: "Como usar a hipérbole e a antítese para chamar a atenção dos alunos para a importância da leitura?"). Os alunos deverão discutir em grupo e registrar anotações relevantes sobre o problema.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas e Solução

    Cada grupo deverá apresentar possíveis meios de soluções para a turma. Todos devem discutir em conjunto e chegar a um consenso sobre qual seria a melhor forma de utilizar as figuras de pensamento para resolver o problema.

  4. Etapa 4 - Exercícios de fixação

    Proponha alguns exercícios para que os alunos possam praticar a identificação e utilização das figuras de pensamento. Os exercícios podem ser individuais ou em grupos.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância das figuras de pensamento na comunicação e na expressão de ideias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e utilizar figuras de pensamento.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a atividade.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das figuras de pensamento na atividade proposta.
  • Utilização adequada das figuras de pensamento na solução do problema apresentado.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre as figuras de pensamento.
  • Orientar os alunos na resolução do problema proposto.
  • Propor exercícios de fixação para avaliar a aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar e utilizar corretamente as figuras de pensamento na atividade proposta.
  • Participar ativa e colaborativamente durante a atividade em grupo.
  • Praticar a identificação e utilização das figuras de pensamento nos exercícios propostos.