Aula sobre Figuras De Pensamento Hiperbole E Antitese

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste em exagerar algo para expressar uma ideia ou sentimento com mais intensidade. Já a antítese é uma figura de linguagem que consiste em colocar duas ideias opostas em uma mesma frase para criar um efeito de contraste. Essas figuras de pensamento são muito utilizadas na língua portuguesa e podem ser encontradas em diversos textos, como músicas, poesias, propagandas e até mesmo nas conversas do dia a dia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o assunto e apresente exemplos de hipérbole e antítese em músicas, propagandas e poesias. Os alunos serão incentivados a identificar outras figuras de pensamento que já tenham percebido no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão a tarefa de pesquisar sobre a hipérbole e a antítese em diferentes tipos de texto. Eles deverão anotar exemplos e fazer uma lista de características de cada figura de pensamento.

  4. Etapa 4 - Elaboração do projeto

    Os alunos irão criar um projeto de apresentação sobre as figuras de pensamento estudadas utilizando exemplos de textos. Cada grupo deverá fazer uso de criatividade e de recursos visuais para apresentar seu projeto.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão avaliar seus colegas utilizando o template de avaliação por pares criado na Etapa 2.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão com a turma sobre as figuras de pensamento estudadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a importância do uso de figuras de pensamento na língua portuguesa e como elas podem enriquecer a comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância do uso de figuras de pensamento na comunicação.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar o trabalho dos colegas.
  • Estimular a pesquisa e a busca por conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Uso de exemplos práticos e didáticos.

Ações do professor

  • Introduzir o assunto e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Conduzir a discussão final.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as figuras de pensamento.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Elaborar um projeto de apresentação.
  • Avaliar os colegas utilizando o template de avaliação por pares.