Aula sobre Figuras De Pensamento Hiperbole E Antitese

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste no exagero de uma ideia, enquanto a antítese é a aproximação de palavras ou ideias opostas. Essas figuras são muito utilizadas em discursos, poemas e músicas, e ajudam a criar efeitos de sentido no que está sendo comunicado. Neste material, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, e os alunos criarão um template de avaliação em que um grupo avalia o outro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique as diferenças entre hipérbole e antítese. Em seguida, mostre algumas frases que contenham essas figuras de linguagem. Os alunos poderão participar e dar exemplos também.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.

  4. Etapa 4 - Preparação das apresentações

    Cada grupo irá preparar uma apresentação de slides ou cartazes sobre as figuras de linguagem _hipérbole_ e _antítese_.

  5. Etapa 5 - Apresentações e avaliações

    Cada grupo apresentará sua atividade e será avaliado pelos outros grupos por meio do template de avaliação criado.

  6. Etapa 6 - Reflexão e feedback

    Ao final, conduza uma reflexão sobre a aula e incentive os alunos a darem um feedback sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Promover a avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as diferenças entre hipérbole e antítese.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Conduzir a criação do template de avaliação por pares.
  • Orientar os grupos na preparação das apresentações.
  • Conduzir a reflexão e o feedback ao final da aula.

Ações do aluno

  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Preparar as apresentações utilizando as figuras de linguagem hipérbole e antítese.
  • Avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação criado.