Aula sobre Figuras De Pensamento Hiperbole E Antitese
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A hipérbole é uma figura de linguagem que consiste no exagero de uma ideia, enquanto a antítese é a aproximação de palavras ou ideias opostas. Essas figuras são muito utilizadas em discursos, poemas e músicas, e ajudam a criar efeitos de sentido no que está sendo comunicado. Neste material, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, e os alunos criarão um template de avaliação em que um grupo avalia o outro.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique as diferenças entre hipérbole e antítese. Em seguida, mostre algumas frases que contenham essas figuras de linguagem. Os alunos poderão participar e dar exemplos também.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares contendo os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.Etapa 4 - Preparação das apresentações
Cada grupo irá preparar uma apresentação de slides ou cartazes sobre as figuras de linguagem _hipérbole_ e _antítese_.Etapa 5 - Apresentações e avaliações
Cada grupo apresentará sua atividade e será avaliado pelos outros grupos por meio do template de avaliação criado.Etapa 6 - Reflexão e feedback
Ao final, conduza uma reflexão sobre a aula e incentive os alunos a darem um feedback sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Promover a avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as diferenças entre hipérbole e antítese.
- Dividir a turma em grupos.
- Conduzir a criação do template de avaliação por pares.
- Orientar os grupos na preparação das apresentações.
- Conduzir a reflexão e o feedback ao final da aula.
Ações do aluno
- Criar o template de avaliação por pares.
- Preparar as apresentações utilizando as figuras de linguagem hipérbole e antítese.
- Avaliar os outros grupos utilizando o template de avaliação criado.