Aula sobre Figuras De Pensamento Hiperbole E Antitese

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As figuras de pensamento são recursos utilizados na língua portuguesa para criar efeitos de sentido nas expressões. Elas são importantes para tornar uma mensagem mais clara ou mais impactante. A hipérbole é uma figura que consiste em exagerar uma ideia ou situação para enfatizar o efeito de sentido. Já a antítese é uma figura de pensamento que consiste na aproximação de palavras ou expressões que possuem significados opostos. Essas figuras de pensamento estão muito presentes no nosso cotidiano, seja na literatura, na publicidade ou mesmo nas conversas informais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que são as figuras de pensamento, enfatizando a hipérbole e a antítese. Em seguida, mostre exemplos de como essas figuras podem ser utilizadas no cotidiano e divida a turma em duplas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    As duplas irão criar e preencher um mapa de empatia com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher os campos a partir do ponto de vista de um personagem fictício que só fala por meio de muita hipérbole _ou_ antítese. Esse mapa irá auxiliar na compreensão do impacto dessas figuras de pensamento na comunicação.

  3. Etapa 3 - Discussão

    As duplas irão discutir as informações do mapa de empatia e apresentar para a turma os principais insights que tiveram. A ideia é que os alunos compartilhem suas percepções e aprendam uns com os outros.

  4. Etapa 4 - Atividade em dupla

    Os alunos irão trabalhar em duplas para criar um texto curto sobre o personagem fictício utilizando a hipérbole _ou_ a antítese. O objetivo é aplicar o que foi aprendido durante a aula e exercitar a criatividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos textos

    As duplas irão apresentar seus textos para a turma e os colegas poderão dar feedbacks e sugestões de melhoria.

  6. Etapa 6 - Conclusão da aula

    Faça uma conclusão da aula reforçando os principais pontos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conhecimentos no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido do uso de hipérbole e antítese.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da comunicação efetiva.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de hipérbole e antítese.
  • Capacidade de aplicar essas figuras de pensamento de forma adequada em textos.
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na apresentação dos textos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os conceitos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Dar feedbacks e sugestões de melhoria para os textos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes.
  • Produzir um texto curto utilizando uma das figuras de pensamento trabalhadas na aula.