Aula sobre Figuras De Pensamento Hiperbole E Antitese
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A hipérbole é uma figura de exagero que tem como objetivo enfatizar uma ideia ou sentimento, enquanto a antítese é uma figura que consiste em opor palavras ou ideias. Essas figuras são muito utilizadas em textos literários, mas também podem ser encontradas em diversos contextos do nosso cotidiano, como na música, na publicidade e nos discursos políticos.
Etapa 1 - Check-in
Explique aos alunos o tema da aula. Em seguida, distribua um template de registro de aprendizagem contendo os campos “Check-in” e “Check-out” e peça para que os alunos escrevam o que já sabem sobre o tema e quais são suas expectativas em relação à aula.Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos práticos de hipérbole e antítese no cotidiano em letras de música, propagandas e discursos políticos. Em seguida, explique as definições e características dessas figuras de linguagem, mostrando como elas funcionam na produção de efeitos de sentido.Etapa 3 - Exercícios de identificação
Disponibilize um documento online com frases contendo hipérboles e antíteses e peça para que os alunos identifiquem a figura de linguagem utilizada em cada uma delas. Essa atividade pode ser feita no laboratório de informática.Etapa 4 - Criação de exemplos
Os alunos são divididos em duplas ou trios e recebem a tarefa de criar exemplos de hipérbole e antítese a partir de temas determinados por você, como amor, política, esporte, entre outros. Cada grupo deve criar pelo menos um exemplo de cada figura de linguagem e criar uma apresentação de slides para a turma.Etapa 5 - Check-out
Os alunos preenchem o campo de “Check-out” do template de registro de aprendizagem, escrevendo o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em seu dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar figuras de linguagem;
- Promover a criatividade e a formulação de frases;
- Estimular a reflexão crítica sobre o uso de figuras de linguagem em diferentes contextos.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente as figuras de linguagem;
- Produzir exemplos criativos e relevantes das figuras de linguagem estudadas;
- Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
Ações do professor
- Explicar claramente as definições e características das figuras de linguagem;
- Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos;
- Propor atividades práticas e criativas para aplicação dos conceitos estudados.
Ações do aluno
- Identificar e analisar corretamente as figuras de linguagem estudadas;
- Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula;
- Produzir exemplos criativos e relevantes das figuras de linguagem.