Aula sobre Figuras De Sintaxe E Som

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Faça uma breve revisão sobre os conceitos de sintaxe e fonologia, relembrando que a sintaxe trata da relação entre as palavras na frase e a fonologia refere-se aos sons da língua. Em seguida, apresente exemplos de figuras de sintaxe e som, como a aliteração, a assonância, a onomatopeia e a anáfora, exemplificando como elas são usadas em diferentes tipos de texto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema “Figuras de sintaxe e som” e pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, apresente o objetivo da atividade, que é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem.

  2. Etapa 2 - Explicação

    Explique a diferença entre figuras de sintaxe e som e apresente exemplos práticos de cada uma delas. Em seguida, proponha a criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua a tarefa de criação do template de Dinâmica dos 3 Qs para cada grupo.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Estipule um tempo para os grupos criarem o template de Dinâmica dos 3 Qs e auxilie\-os com dúvidas e sugestões.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Os grupos devem apresentar seus templates e você deve explicar como vai ser usada essa ferramenta de avaliação.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Proponha exercícios de fixação sobre as figuras de sintaxe e som utilizando exemplos de textos variados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, respondendo aos campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?" sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto;
  • Estimular a criatividade, a cooperação e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a participação ativa e o engajamento dos alunos na atividade.

Critérios de avaliação

  • Reflexão sobre a atividade e as figuras de sintaxe e som;
  • Identificação correta das figuras de sintaxe e som;
  • Participação e colaboração nas atividades propostas;
  • Identificação dos pontos positivos e negativos da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e contextualizar o tema;
  • Coordenar as atividades e auxiliar os alunos com dúvidas e sugestões;
  • Propor exercícios de fixação.

Ações do aluno

  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar os exercícios de fixação.