Aula sobre Figuras De Sintaxe E Som

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As figuras de sintaxe e som são elementos importantes para a construção de textos. Essas figuras são responsáveis por criar efeitos de sentido que tornam o texto mais atrativo e envolvente para o leitor. Diga aos alunos que eles vão aprender sobre as principais figuras de sintaxe e som utilizadas na língua portuguesa e aplicá-las em suas próprias produções.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Faça uma breve apresentação sobre figuras de sintaxe e som, mostrando exemplos e explicando a importância dessas figuras para a construção de textos atrativos e envolventes.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos de acordo com o número de pessoas na turma. Distribua uma figura de linguagem para cada grupo.

  3. Etapa 3 - Definição dos critérios de avaliação

    Apresente os critérios de avaliação que serão utilizados pelos alunos para avaliar o desempenho dos grupos em suas apresentações. Os critérios são: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a figura de sintaxe e som escolhida previamente por você. Os grupos deverão buscar exemplos de textos que utilizem essa figura e preparar uma apresentação.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    Os grupos terão 30 minutos para preparar a apresentação, que deverá conter um exemplo de texto que utilize a figura de sintaxe e som escolhida, além de uma explicação sobre a figura e seu efeito de sentido.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo fará a apresentação de sua figura de sintaxe e som para a turma. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação de acordo com os critérios definidos na Etapa 3.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da apresentação, cada grupo receberá a avaliação dos outros grupos, preenchida com uma nota numa escala de 1 a 5. Faça uma avaliação geral da atividade e dos resultados alcançados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de textos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual;
  • Promover a autonomia e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância;
  • Orientar os grupos durante a pesquisa e a preparação da apresentação;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a figura de sintaxe e som escolhida;
  • Preparar a apresentação em grupo;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.