Aula sobre Figuras De Sintaxe E Som

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As figuras de sintaxe e som são recursos utilizados na língua portuguesa para dar mais expressividade, clareza e beleza às frases. Elas podem ser usadas em diferentes gêneros textuais e situações comunicativas e são muito importantes para a produção e para a compreensão de textos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das figuras de sintaxe e som na língua portuguesa. Mostre alguns exemplos práticos de figuras de sintaxe e som em diferentes gêneros textuais, como poemas, músicas e propagandas. Peça aos alunos que façam uma análise individual desses exemplos, identificando as figuras de linguagem utilizadas e os efeitos de sentido produzidos. Em seguida, divida os alunos em duplas ou trios para discutirem suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Distribua cartolinas, canetas coloridas e lápis para as duplas ou trios e explique que eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 subtópicos sobre figuras de sintaxe e som. Os subtópicos devem ter 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as figuras de sintaxe e som, utilizando livros didáticos, dicionários, enciclopédias e outros materiais que estejam disponíveis. Eles devem anotar as informações relevantes em suas cartolinas.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Com as informações coletadas, os alunos devem criar o mapa conceitual, utilizando as canetas coloridas para destacar as ideias principais e os lápis para fazer as conexões entre elas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada dupla ou trio deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e as conexões estabelecidas. Você pode fazer intervenções para esclarecer dúvidas e acrescentar informações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a atividade considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de figuras de sintaxe e som;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a autonomia e o protagonismo dos estudantes;
  • Reforçar a importância das figuras de linguagem na produção textual e na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa conceitual elaborado;
  • Identificação correta das figuras de sintaxe e som nos exemplos apresentados;
  • Capacidade de análise dos efeitos de sentido produzidos pelas figuras de linguagem;
  • Clareza e objetividade na exposição das ideias durante a socialização do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar o tema e as atividades de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões e pesquisas;
  • Fazer intervenções para esclarecer dúvidas e acrescentar informações relevantes;
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões e pesquisas em grupo;
  • Criar um mapa conceitual claro e bem organizado;
  • Fazer uma análise crítica dos efeitos de sentido produzidos pelas figuras de linguagem;
  • Apresentar com clareza e objetividade as ideias durante a socialização do mapa conceitual.