Aula sobre Figuras De Sintaxe E Som

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique aos alunos que as figuras de sintaxe e som são recursos utilizados para deixar a linguagem mais expressiva e criativa, e que elas podem ser usadas em diferentes tipos de texto, como poesia, música, contos, crônicas etc. Mostre exemplos práticos dessas figuras, como o uso de metáforas em músicas famosas ou a utilização de hipérboles em propagandas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso

    Inicie a aula com a apresentação de um estudo de caso, que pode ser uma história fictícia ou real em que as figuras de sintaxe e som sejam utilizadas de forma criativa. Essa história deve ser contada de forma oral para os alunos, sem o uso de recursos digitais.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para que eles discutam sobre a história apresentada, buscando identificar as figuras de sintaxe e som utilizadas. Circule pela sala auxiliando e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Identificação das figuras

    Cada grupo deve apresentar as figuras de sintaxe e som identificadas e explicar como foram utilizadas na história. Anote as figuras em um quadro ou papel.

  4. Etapa 4 - Criação do template de infográfico

    Com base nas figuras identificadas, os alunos devem criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas. Esse material servirá como apoio ao estudo de caso realizado por eles.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Os alunos devem preencher as lacunas do infográfico com informações sobre cada figura de sintaxe e som identificada na história. Auxilie no processo e tire as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar o seu infográfico, explicando as figuras de sintaxe e som utilizadas e como elas contribuem para o sentido do texto. Avalie as apresentações e tire as dúvidas que surgirem.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Finalize a aula com uma reflexão sobre a importância das figuras de sintaxe e som na linguagem e como elas podem tornar a comunicação mais expressiva e criativa. Você também pode aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os efeitos de sentido das figuras de linguagem;
  • Estimular a criatividade e a expressividade dos alunos na produção de textos;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão e criação de materiais.

Critérios de avaliação

  • Identificação e explicação correta das figuras de sintaxe e som utilizadas;
  • Coerência e organização do infográfico criado pelos alunos;
  • Participação e colaboração dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos infográficos.

Ações do professor

  • Apresentar a história do estudo de caso e auxiliar na identificação das figuras de sintaxe e som;
  • Orientar os alunos na criação e no preenchimento do infográfico;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e da criação do infográfico;
  • Identificar e explicar as figuras de sintaxe e som utilizadas na história;
  • Apresentar o infográfico criado pelo grupo e explicar as figuras identificadas.