Aula sobre Figuras De Sintaxe E Som

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Introduza o tema das figuras de sintaxe e som, explicando o que são e para que servem. Em seguida, apresente exemplos de como essas figuras podem ser utilizadas em textos e como elas podem alterar o sentido das frases. Explique o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC), como ele funciona e quais são as suas etapas.

  1. Etapa 1 - Divisão em grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica durante o debate.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Cada grupo terá um tempo determinado para pesquisar e estudar sobre as figuras de sintaxe e som, escolhendo um tema específico para defender ou refutar. Os grupos deverão preparar argumentos e exemplos para o debate.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate deve ser realizado em sala de aula. A banca julgadora deve mediar o processo. O grupo defensor fará a apresentação do tema escolhido, utilizando figuras de sintaxe e som para defender seus argumentos. O grupo opositor fará a refutação, utilizando também essas figuras para questionar e refutar os argumentos apresentados pelo grupo defensor. O grupo de observadores deve fazer anotações relevantes durante todo o debate. Ao final, a banca julgadora deverá avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor do debate.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Após o debate, promova uma discussão questionando os alunos sobre o que aprenderam durante o processo. Nessa etapa devem ser discutidos os efeitos de sentido das figuras de sintaxe e som, como elas podem ser utilizadas em textos e quais são as suas implicações na comunicação.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Sistematize o conteúdo trabalhado durante a aula, organizando as informações em um quadro ou cartaz para que os alunos possam consultar posteriormente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos efeitos de sentido das figuras de sintaxe e som;
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema;
  • Promover a comunicação oral e a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate;
  • Compreensão do tema e dos efeitos de sentido das figuras de sintaxe e som;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
  • Utilização adequada das figuras de sintaxe e som durante o debate.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das figuras de sintaxe e som;
  • Explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC);
  • Sistematizar o conteúdo trabalhado durante a aula;
  • Avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e estudar sobre as figuras de sintaxe e som;
  • Preparar argumentos para o debate;
  • Participar ativamente do debate;
  • Refletir criticamente sobre o tema;
  • Comunicar-se oralmente de forma clara e coerente.