Aula sobre Figuras De Sintaxe E Som

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em figuras de sintaxe e som. Explique que essas figuras são recursos que os escritores usam para tornar a linguagem mais expressiva e persuasiva. Mostre exemplos de figuras de linguagem presentes em textos literários e em músicas, destacando os efeitos de sentido que elas causam. Você também pode apresentar exemplos práticos de figuras de sintaxe e som em diferentes contextos, como textos jornalísticos, propagandas, discursos políticos, entre outros.

  1. Etapa 1 - Atividade pré-aula

    Solicite aos alunos que leiam um texto que contenha figuras de sintaxe e som e destaquem as figuras encontradas. O texto pode ser um poema, uma letra de música ou um trecho de livro.

  2. Etapa 2 - Explicação da atividade

    Oriente os alunos a criarem um mapa conceitual sobre figuras de sintaxe e som. O mapa deve ter uma ideia central e 8 subtópicos com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. Disponibilize materiais de apoio (livros, dicionários, gramáticas etc.).

  3. Etapa 3 - Criação dos mapas

    Os alunos devem trabalhar em grupos para construir seus mapas conceituais. Oriente-os e tire as dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Exposição

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.

  5. Etapa 5 - Produção textual

    Os alunos devem produzir um texto utilizando pelo menos uma figura de sintaxe e som. Você deve orientá-los e fornecer feedback.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica;
  • Estimular a criatividade e a produção textual;
  • Promover o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Identificação e análise correta das figuras de sintaxe e som;
  • Coesão e coerência do texto produzido;
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Apresentar exemplos práticos de figuras de sintaxe e som;
  • Fornecer feedback para os textos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Ler o texto antes da aula e identificar as figuras de sintaxe e som;
  • Trabalhar em grupo na criação dos mapas conceituais;
  • Produzir um texto utilizando pelo menos uma figura de sintaxe e som.