Aula sobre Figurino Roupa Que Danca

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O figurino é uma parte fundamental da dança e do teatro. Ele é responsável por transmitir a personalidade dos personagens e a atmosfera da história que está sendo contada. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para contar uma história. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O figurino é uma parte fundamental da dança e do teatro. Ele é responsável por transmitir a personalidade dos personagens e a atmosfera da história que está sendo contada. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para contar uma história. A metodologia Design Sprint será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e explique a importância do figurino na dança. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo de uma apresentação de dança e analisar o figurino utilizado pelos dançarinos.

  3. Etapa 3 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a história do figurino na dança e teatro, e como ele evoluiu ao longo do tempo. Eles também irão aprender sobre os diferentes tipos de tecidos e materiais utilizados na confecção de figurinos.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar esboços de figurinos para uma apresentação de dança. Eles deverão considerar a história que será contada e a personalidade dos personagens.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir as ideias uns com os outros. Eles deverão escolher um figurino para a apresentação e justificar a escolha.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do figurino escolhido. Eles poderão utilizar materiais disponíveis na sala, como papel, tecido, cola, tesoura, etc.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e discutir o processo de criação. Eles deverão justificar as escolhas feitas e explicar como o figurino contribui para a história que será contada.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a atividade e os alunos irão compartilhar suas experiências e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e desenvolver processos de criação em artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar uns com os outros.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do protótipo criado pelos alunos.
  • Coerência do figurino escolhido com a história que será contada.
  • Justificativa clara e coerente das escolhas feitas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar uns com os outros.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do figurino na dança.
  • Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a atividade e os aprendizados dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história do figurino na dança e teatro.
  • Trabalhar em grupo para criar esboços de figurinos.
  • Escolher um figurino para a apresentação e justificar a escolha.
  • Criar um protótipo do figurino escolhido.
  • Apresentar o protótipo e discutir o processo de criação com os colegas.