Aula sobre Figurino Roupa Que Danca
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O figurino é uma parte fundamental da dança e do teatro, pois é através dele que os personagens ganham vida e personalidade. Nesta atividade, os alunos irão explorar a importância do figurino na dança, conhecendo suas diferentes funções e características. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos. Para contextualizar o tema, traga exemplos de espetáculos de dança que os alunos já assistiram ou até mesmo de filmes e séries que tenham cenas de dança.
Etapa 1 - Contextualização
O figurino é uma parte fundamental da dança e do teatro, pois é através dele que os personagens ganham vida e personalidade. Nesta atividade, os alunos irão explorar a importância do figurino na dança, conhecendo suas diferentes funções e características. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos. Para contextualizar o tema, traga exemplos de espetáculos de dança que os alunos já assistiram ou até mesmo de filmes e séries que tenham cenas de dança.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema, explicando a importância do figurino na dança e mostrando exemplos de diferentes tipos de figurino.Etapa 3 - Brainstorming
A partir da explicação e dos exemplos, os alunos irão realizar um brainstorming em grupo, pensando em ideias de figurinos que atendam às necessidades e desejos de um personagem de dança.Etapa 4 - Desenho do figurino
Cada aluno irá desenhar o figurino que criou durante o brainstorming, levando em consideração as características e necessidades do personagem.Etapa 5 - Apresentação dos figurinos
Os alunos irão apresentar seus desenhos de figurino para a turma, explicando as escolhas que fizeram e como o figurino atende às necessidades do personagem.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma irá discutir em grupo os diferentes figurinos apresentados, apontando pontos positivos e negativos de cada um e debatendo sobre as escolhas feitas pelos colegas.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância do figurino na dança e como a metodologia do Design Thinking pode ser aplicada em outras áreas da vida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e desenvolver processos criativos em artes visuais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em se colocar no lugar do outro e entender suas necessidades e desejos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as atividades em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do figurino.
- Coerência entre as características do personagem e o figurino criado.
- Clareza e objetividade na apresentação do figurino.
- Capacidade de reflexão e debate sobre as escolhas feitas pelos colegas.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Orientar os alunos no brainstorming.
- Conduzir a discussão em grupo, estimulando o debate e a reflexão sobre as escolhas feitas pelos colegas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar um brainstorming em grupo.
- Desenhar o figurino criado durante o brainstorming.
- Apresentar o figurino criado para a turma, explicando as escolhas feitas.
- Participar da discussão em grupo, apontando pontos positivos e negativos dos figurinos apresentados e debatendo sobre as escolhas feitas pelos colegas.