Aula sobre Figurino Roupa Que Danca

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O figurino é um elemento fundamental na dança, teatro e cinema. Ele ajuda a contar a história, a caracterizar os personagens e a transmitir emoções. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para transmitir mensagens. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensor, opositor e banca julgadora. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de figurinos em filmes, peças de teatro e apresentações de dança, destacando como eles ajudam a contar a história e a criar uma atmosfera.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O figurino é um elemento fundamental na dança, teatro e cinema. Ele ajuda a contar a história, a caracterizar os personagens e a transmitir emoções. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para transmitir mensagens. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de júri, com grupos defensor, opositor e banca julgadora. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de figurinos em filmes, peças de teatro e apresentações de dança, destacando como eles ajudam a contar a história e a criar uma atmosfera.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do figurino na dança. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com figurinos em apresentações que já assistiram ou participaram.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Apresente um caso fictício de uma apresentação de dança em que o figurino foi fundamental para a transmissão da mensagem. O grupo defensor irá apresentar argumentos a favor do uso do figurino, enquanto o grupo opositor irá apresentar argumentos contra. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos dois grupos e decidir qual é o mais convincente. O grupo de observadores irá acompanhar o debate e fazer anotações.

  4. Etapa 4 - Criação do figurino

    Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar um figurino para uma apresentação de dança. Eles deverão levar em consideração a mensagem que querem transmitir e os elementos que podem ser usados para isso. Forneça materiais como papel, lápis de cor e tesoura para ajudar na criação.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos figurinos

    Cada grupo irá apresentar seu figurino e explicar as escolhas feitas. Os outros grupos irão avaliar a apresentação e dar feedback.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para transmitir mensagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate crítico.
  • Criatividade e originalidade na criação do figurino.
  • Coerência entre o figurino criado e a mensagem que se deseja transmitir.
  • Qualidade da apresentação e capacidade de argumentação.
  • Capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de figurinos em filmes, peças de teatro e apresentações de dança.
  • Conduzir o debate crítico e orientar os alunos na criação do figurino.
  • Fornecer feedback construtivo para os alunos e estimular a participação ativa no debate.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na criação do figurino.
  • Conduzir a discussão final e fazer uma avaliação geral da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico.
  • Trabalhar em grupo na criação do figurino.
  • Apresentar o figurino criado e explicar as escolhas feitas.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos e dar feedback construtivo.
  • Participar da discussão final e fazer uma avaliação geral da atividade.