Aula sobre Figurino Roupa Que Danca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O figurino é uma parte essencial da dança, teatro e cinema. Ele ajuda a contar a história e a expressar a personalidade dos personagens. Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema "Figurino - A roupa que dança" por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e irão participar de atividades práticas que envolvem a criação de figurinos para personagens imaginários. Os alunos irão aprender a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para expressar emoções e contar histórias.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O figurino é uma parte essencial da dança, teatro e cinema. Ele ajuda a contar a história e a expressar a personalidade dos personagens. Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema "Figurino - A roupa que dança" por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e irão participar de atividades práticas que envolvem a criação de figurinos para personagens imaginários. Os alunos irão aprender a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para expressar emoções e contar histórias.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema "Figurino - A roupa que dança" e explique a importância do figurino na dança. Ele irá mostrar exemplos de figurinos em filmes, teatro e dança. Os alunos irão discutir em grupo sobre o que eles acham que o figurino pode expressar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Desenho de figurino

    Os alunos irão desenhar figurinos para personagens imaginários. Eles irão pensar em como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e como ele pode ajudar a contar a história. Os alunos irão usar lápis de cor e papel para criar seus desenhos.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Criação de figurino

    Os alunos irão criar figurinos para personagens imaginários usando materiais como papel, tecido, cola e tesoura. Eles irão pensar em como o figurino pode ser feito com materiais simples e como ele pode ser usado para expressar emoções.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Apresentação de figurinos

    Os alunos irão apresentar seus figurinos para a turma. Eles irão explicar como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e como ele pode ajudar a contar a história. Os outros alunos irão fazer perguntas e dar feedback sobre os figurinos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que eles aprenderam sobre o figurino na dança. Eles irão compartilhar suas experiências e ideias sobre como o figurino pode ser usado para contar histórias e expressar emoções.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Os alunos irão refletir individualmente sobre o que eles aprenderam nesta atividade. Eles irão escrever em um papel o que mais gostaram e o que aprenderam sobre o figurino na dança.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar figurinos para personagens imaginários.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e dar feedback construtivo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se expressar por meio do figurino.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre o que eles aprenderam.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade na criação de figurinos.
  • Habilidade em explicar como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e ajudar a contar a história.
  • Habilidade em dar feedback construtivo sobre os figurinos dos colegas.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do figurino na dança.
  • Orientar os alunos nas atividades práticas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Dar feedback construtivo sobre os figurinos dos alunos.
  • Estimular a reflexão individual sobre o que foi aprendido na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades em grupo.
  • Criar figurinos para personagens imaginários.
  • Explicar como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e ajudar a contar a história.
  • Dar feedback construtivo sobre os figurinos dos colegas.
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na atividade.