Aula sobre Figurino Roupa Que Danca
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O figurino é uma parte essencial da dança, teatro e cinema. Ele ajuda a contar a história e a expressar a personalidade dos personagens. Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema "Figurino - A roupa que dança" por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e irão participar de atividades práticas que envolvem a criação de figurinos para personagens imaginários. Os alunos irão aprender a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para expressar emoções e contar histórias.
Etapa 1 - Contextualização
O figurino é uma parte essencial da dança, teatro e cinema. Ele ajuda a contar a história e a expressar a personalidade dos personagens. Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema "Figurino - A roupa que dança" por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e irão participar de atividades práticas que envolvem a criação de figurinos para personagens imaginários. Os alunos irão aprender a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para expressar emoções e contar histórias.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema "Figurino - A roupa que dança" e explique a importância do figurino na dança. Ele irá mostrar exemplos de figurinos em filmes, teatro e dança. Os alunos irão discutir em grupo sobre o que eles acham que o figurino pode expressar.Etapa 3 - Estação 1 - Desenho de figurino
Os alunos irão desenhar figurinos para personagens imaginários. Eles irão pensar em como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e como ele pode ajudar a contar a história. Os alunos irão usar lápis de cor e papel para criar seus desenhos.Etapa 4 - Estação 2 - Criação de figurino
Os alunos irão criar figurinos para personagens imaginários usando materiais como papel, tecido, cola e tesoura. Eles irão pensar em como o figurino pode ser feito com materiais simples e como ele pode ser usado para expressar emoções.Etapa 5 - Estação 3 - Apresentação de figurinos
Os alunos irão apresentar seus figurinos para a turma. Eles irão explicar como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e como ele pode ajudar a contar a história. Os outros alunos irão fazer perguntas e dar feedback sobre os figurinos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o que eles aprenderam sobre o figurino na dança. Eles irão compartilhar suas experiências e ideias sobre como o figurino pode ser usado para contar histórias e expressar emoções.Etapa 7 - Reflexão individual
Os alunos irão refletir individualmente sobre o que eles aprenderam nesta atividade. Eles irão escrever em um papel o que mais gostaram e o que aprenderam sobre o figurino na dança.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar figurinos para personagens imaginários.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e dar feedback construtivo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em se expressar por meio do figurino.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre o que eles aprenderam.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Criatividade na criação de figurinos.
- Habilidade em explicar como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e ajudar a contar a história.
- Habilidade em dar feedback construtivo sobre os figurinos dos colegas.
- Reflexão individual sobre o que foi aprendido na atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do figurino na dança.
- Orientar os alunos nas atividades práticas.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Dar feedback construtivo sobre os figurinos dos alunos.
- Estimular a reflexão individual sobre o que foi aprendido na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente nas atividades em grupo.
- Criar figurinos para personagens imaginários.
- Explicar como o figurino pode expressar a personalidade do personagem e ajudar a contar a história.
- Dar feedback construtivo sobre os figurinos dos colegas.
- Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na atividade.