Aula sobre Figurino Roupa Que Danca

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O figurino é uma parte importante da dança, pois ele ajuda a contar a história e a transmitir a emoção da apresentação. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para criar diferentes personagens e atmosferas. Eles irão criar um mapa conceitual para organizar suas ideias e desenvolver sua habilidade em criar processos de criação em artes visuais. Para tornar o assunto mais concreto, traga exemplos de figurinos de diferentes estilos de dança, como ballet clássico, dança contemporânea e danças folclóricas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O figurino é uma parte importante da dança, pois ele ajuda a contar a história e a transmitir a emoção da apresentação. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino na dança e como ele pode ser usado para criar diferentes personagens e atmosferas. Eles irão criar um mapa conceitual para organizar suas ideias e desenvolver sua habilidade em criar processos de criação em artes visuais. Para tornar o assunto mais concreto, traga exemplos de figurinos de diferentes estilos de dança, como ballet clássico, dança contemporânea e danças folclóricas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do figurino na dança. Ele pode usar imagens e vídeos de danças com figurinos marcantes para exemplificar. Em seguida, os alunos irão criar uma ideia central para o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre diferentes tipos de figurinos e como eles são usados em diferentes estilos de dança. Eles devem buscar informações sobre cores, tecidos, texturas e acessórios. Forneça materiais de pesquisa, como livros e revistas, ou orientar os alunos a pesquisar na internet.

  4. Etapa 4 - Organização das ideias

    Os alunos irão organizar as informações coletadas em um mapa conceitual. Eles devem criar uma ideia central e 8 ideias relacionadas com tema, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo seus mapas conceituais e trocar ideias sobre os diferentes tipos de figurinos e como eles podem ser usados para transmitir emoções e contar histórias na dança.

  6. Etapa 6 - Criação de figurinos

    Os alunos irão criar figurinos para uma dança imaginária. Eles devem usar os conceitos aprendidos na pesquisa e no mapa conceitual para criar um figurino que transmita a emoção e a história da dança. Forneça materiais como papel, tecidos, tesouras e cola para a criação dos figurinos.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus figurinos e explicar como eles foram criados e como eles ajudam a contar a história da dança imaginária.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação e a importância do figurino na dança. Oriente a escrever um texto ou fazer um desenho para registrar suas reflexões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar processos de criação em artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e trocar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criação de um mapa conceitual organizado e completo.
  • Criação de um figurino que transmita a emoção e a história da dança imaginária.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos concretos e relevantes sobre o tema.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na organização das ideias.
  • Fornecer materiais para a criação dos figurinos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes tipos de figurinos e como eles são usados em diferentes estilos de dança.
  • Criar um mapa conceitual organizado e completo.
  • Criar um figurino que transmita a emoção e a história da dança imaginária.