Aula sobre Figurino – A Roupa Que Encena

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O figurino é um elemento fundamental na construção de uma cena teatral ou cinematográfica. Ele é responsável por transmitir informações sobre o personagem, sua personalidade, época e contexto social. Nesta aula, os alunos irão explorar o tema utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Através da criação de um mapa de empatia, os estudantes irão se colocar no lugar do personagem e pensar em como suas roupas podem transmitir informações sobre ele. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a importância do figurino em filmes e peças de teatro, e como ele pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do figurino na construção de um personagem. Mostre exemplos práticos de como o figurino é utilizado em filmes e peças de teatro.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Peça que os alunos criem um mapa de empatia para um personagem de sua escolha. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar do personagem e pensem em como suas roupas podem transmitir informações sobre ele.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Peça que os alunos discutam em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. O objetivo é que eles compartilhem suas ideias e percebam como as roupas podem transmitir informações sobre o personagem.

  4. Etapa 4 - Criação do figurino

    Peça que os alunos criem um figurino para o personagem escolhido. Eles devem considerar as informações coletadas no mapa de empatia e pensar em como as roupas podem transmitir informações sobre o personagem.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos figurinos

    Cada grupo irá apresentar o figurino criado para o personagem escolhido. Os alunos devem explicar as escolhas feitas e como as roupas transmitem informações sobre o personagem.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Peça que os alunos discutam em grupo sobre as apresentações dos figurinos. O objetivo é que eles percebam como as roupas podem transmitir informações sobre o personagem e como isso é importante na construção de uma cena teatral ou cinematográfica.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a importância do figurino na construção de um personagem e como ele pode transmitir informações sobre ele.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um figurino para um personagem.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Criatividade e originalidade na criação do figurino.
  • Coerência entre as informações coletadas no mapa de empatia e o figurino criado.
  • Apresentação clara e objetiva do figurino criado.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do figurino na construção de um personagem.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação do figurino.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Fazer uma reflexão final sobre a importância do figurino na construção de um personagem.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para o personagem escolhido.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Criar um figurino para o personagem escolhido.
  • Apresentar o figurino criado para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.