Aula sobre Figurino – A Roupa Que Encena
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O figurino é um elemento fundamental na construção de personagens em peças teatrais, filmes, séries e outras produções audiovisuais. Ele é responsável por transmitir informações sobre a personalidade, a época e o contexto social em que a história se passa. Além disso, o figurino também pode ser uma forma de expressão artística e de comunicação visual. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino e como ele pode ser utilizado para encenar uma história. A metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) será utilizada para que os alunos possam discutir e analisar diferentes aspectos do tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do figurino na construção de personagens. Em seguida, os alunos divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Cada grupo terá uma função específica na atividade.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão que pesquisar sobre a importância do figurino na encenação de uma história. Eles poderão utilizar livros, revistas, jornais e a internet para encontrar informações relevantes.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos para a banca julgadora. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor. O grupo observador irá acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.Etapa 4 - Criação
Peça que a turma crie um figurino para um personagem fictício. Os alunos poderão utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como papel, tecido, tesoura e cola. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos durante o debate na criação de um figurino.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar o figurino criado para o personagem fictício. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o melhor figurino.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido durante a atividade. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância do figurino na encenação de uma história.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar figurinos para personagens fictícios.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade.
- Qualidade das apresentações dos grupos defensor e opositor.
- Criatividade na criação do figurino.
- Coerência do figurino criado com o personagem fictício proposto.
- Clareza e objetividade na apresentação do figurino.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do figurino na encenação de uma história.
- Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada grupo.
- Conduzir o debate e a discussão sobre o tema.
- Avaliar as apresentações e o trabalho dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar a importância do figurino na encenação de uma história.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Pesquisar sobre o tema e apresentar argumentos claros e objetivos.
- Criar um figurino criativo e coerente com o personagem fictício proposto.
- Apresentar o figurino de forma clara e objetiva.
- Compartilhar opiniões e tirar dúvidas sobre o tema durante a discussão.