Aula sobre Figurino – A Roupa Que Encena

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O figurino é um elemento fundamental na construção de personagens em peças teatrais, filmes, séries e outras produções audiovisuais. Ele é responsável por transmitir informações sobre a personalidade, a época e o contexto social em que a história se passa. Além disso, o figurino também pode ser uma forma de expressão artística e de comunicação visual. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância do figurino e como ele pode ser utilizado para encenar uma história. A metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) será utilizada para que os alunos possam discutir e analisar diferentes aspectos do tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do figurino na construção de personagens. Em seguida, os alunos divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Cada grupo terá uma função específica na atividade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão que pesquisar sobre a importância do figurino na encenação de uma história. Eles poderão utilizar livros, revistas, jornais e a internet para encontrar informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos para a banca julgadora. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor. O grupo observador irá acompanhar o debate e anotar as principais ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Criação

    Peça que a turma crie um figurino para um personagem fictício. Os alunos poderão utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como papel, tecido, tesoura e cola. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos durante o debate na criação de um figurino.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o figurino criado para o personagem fictício. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o melhor figurino.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre o que foi aprendido durante a atividade. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e tirar dúvidas sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce a importância do figurino na encenação de uma história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar figurinos para personagens fictícios.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade das apresentações dos grupos defensor e opositor.
  • Criatividade na criação do figurino.
  • Coerência do figurino criado com o personagem fictício proposto.
  • Clareza e objetividade na apresentação do figurino.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do figurino na encenação de uma história.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as funções de cada grupo.
  • Conduzir o debate e a discussão sobre o tema.
  • Avaliar as apresentações e o trabalho dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar a importância do figurino na encenação de uma história.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Pesquisar sobre o tema e apresentar argumentos claros e objetivos.
  • Criar um figurino criativo e coerente com o personagem fictício proposto.
  • Apresentar o figurino de forma clara e objetiva.
  • Compartilhar opiniões e tirar dúvidas sobre o tema durante a discussão.