Aula sobre Figurino – A Roupa Que Encena

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O figurino é uma peça fundamental na construção de uma cena teatral ou cinematográfica. Ele ajuda a contar a história, a definir a personalidade dos personagens e a criar um ambiente visual atraente para o público. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar o tema do figurino, aprendendo sobre sua importância e como ele é criado. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos terão acesso a materiais de estudo antes da aula e utilizarão esse conhecimento para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema do figurino, explicando sua importância na construção de uma cena teatral ou cinematográfica. Mostre exemplos de figurinos famosos, como o vestido vermelho de Marilyn Monroe em "O pecado mora ao lado" ou o traje de Darth Vader em "Star Wars".

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Antes da aula, disponibilize aos alunos materiais de estudo sobre o tema do figurino, como vídeos, artigos e imagens. Eles deverão estudar esses materiais e anotar as informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Peça que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade que será desenvolvida.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Peça que os alunos se reúnam em grupos para discutir o que aprenderam sobre o tema do figurino e compartilhar suas anotações.

  5. Etapa 5 - Criação de figurinos

    Peça que os grupos criem figurinos para personagens fictícios. Eles deverão considerar a personalidade do personagem, o ambiente em que ele vive e a história que ele faz parte. Os materiais utilizados para a criação dos figurinos podem ser papel, tecido, cola, tesoura, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos figurinos

    Cada grupo apresentará seu figurino e explicará as escolhas que fizeram na criação dele. Os outros alunos poderão fazer perguntas e dar feedbacks. Peça que os alunos utilizem o template da etapa 3 para avaliar as apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Faça uma reflexão final sobre a atividade, destacando os pontos positivos e negativos, incentivando os alunos a continuarem explorando o tema do figurino.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e desenvolver processos de criação em artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação dos figurinos.
  • Coerência entre o figurino criado e a personalidade do personagem.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação do figurino.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema do figurino.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre os figurinos criados pelos alunos.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Fazer uma reflexão final sobre a atividade e destacar os pontos positivos e negativos.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais de estudo antes da aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar figurinos criativos e coerentes com a personalidade do personagem.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o figurino de forma clara e objetiva.