Filmes
Vamos falar de filmes? Esse é o tema dessa aula de Português!
Atividades (7)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Existe um tipo de filme muito interessante que se chama "vídeo-minuto". O que é errado dizer sobre este tipo de filme?
Atividade completaA)
Os filmes têm que ter, obrigatoriamente, até 1 minuto.B) Não é possível criar uma narrativa com tão pouco tempo.
C) Existe um festival chamado Festival do Minuto só pra este tipo de filme.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Os filmes são uma importante forma de expressão artística e são facilmente encontrados no cotidiano dos estudantes. Este material tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar manifestações artísticas como o cinema. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos criarão um template de avaliação por pares para analisar uns aos outros.Atividade completa4. Aprendizagem Baseada em Problemas:
O objetivo deste material é explorar a linguagem cinematográfica e suas relações com a literatura. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para desenvolver a habilidade de análise dos alunos e sua capacidade de encontrar referências literárias em outras manifestações artísticas.Atividade completa5. Aprendizagem Entre Pares:
A aula sobre filmes tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. Para isso, a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será aplicada, e os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro. Através dessa atividade, os alunos desenvolverão habilidades de análise crítica, comunicação e trabalho em equipe.Atividade completa6. Rotação por estações:
Os filmes são uma importante forma de expressão artística e cultural que possibilitam a reflexão sobre temas diversos. Neste material, propomos que os estudantes tenham a oportunidade de analisar a relação entre textos literários e filmes, identificando referências explícitas e implícitas, personagens e recursos literários e semióticos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações. Essa metodologia é importante pois permite que os estudantes tenham uma participação ativa na construção do conhecimento, além de desenvolver habilidades como trabalho em grupo e autonomia.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
O cinema é uma das manifestações artísticas mais populares da atualidade. Os filmes podem ser utilizados para entretenimento ou para reflexão sobre questões sociais, culturais e políticas. Neste material, iremos utilizar a Sala de Aula Invertida para que os alunos possam analisar filmes e refletir sobre os temas abordados. Para isso, eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: