Aula sobre Filmes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O objetivo deste material é explorar a linguagem cinematográfica e suas relações com a literatura. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para desenvolver a habilidade de análise dos alunos e sua capacidade de encontrar referências literárias em outras manifestações artísticas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula com uma breve introdução ao tema, apresentando um trecho de um filme que tenha relação com algum livro conhecido pelos alunos. Em seguida, explique como a atividade será desenvolvida e divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Os grupos criam um diário de bordo contendo as informações que serão discutidas ao longo da aula. Oriente os alunos sobre a formatação do diário e os pontos que devem ser registrados.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo escolhe um filme que tenha sido baseado em algum livro e, em seguida, define um problema relacionado ao tema. O problema deve ser algo que necessite de solução, como por exemplo: "como o filme adaptou o livro de forma fiel?" ou "quais foram as mudanças mais significativas na adaptação do livro para o filme?".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos discutem e elaboram alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Essas alternativas devem ser apresentadas de forma clara e objetiva, utilizando exemplos práticos e didáticos para ilustrar as possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo apresenta a solução que escolheu para o problema, justificando e discutindo as razões que levaram à decisão tomada. Estimule o debate questionando e incentivando as discussões entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Solicite que os alunos entreguem os diários de bordo para avaliação. Eles serão avaliados individualmente e em grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma breve reflexão sobre o tema e os resultados alcançados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Qualidade das alternativas apresentadas.
  • Coerência e clareza na escolha da solução.
  • Organização e clareza na elaboração do diário de bordo.
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Orientar os alunos sobre a metodologia e os critérios de avaliação.
  • Incentivar o debate e a troca de ideias entre os grupos.
  • Fazer intervenções pedagógicas para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Propor ideias criativas e inovadoras.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e contribuir para o trabalho em equipe.
  • Elaborar um diário de bordo claro e organizado.
  • Apresentar as alternativas e a solução escolhida de forma clara e objetiva.