Aula sobre Filmes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os filmes são uma importante forma de expressão artística e são facilmente encontrados no cotidiano dos estudantes. Este material tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar manifestações artísticas como o cinema. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos criarão um template de avaliação por pares para analisar uns aos outros.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia será aplicada. Em seguida, faça uma breve discussão sobre filmes e sua importância na cultura e na sociedade.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 6 pessoas e receberão um filme para analisar.

  3. Etapa 3 - Criação de um template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares com os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”. O template será utilizado para avaliar as apresentações que serão feitas pelos colegas.

  4. Etapa 4 - Análise do filme

    Os grupos assistirão ao filme e deverão analisá-lo e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar os resultados da análise do filme. Os demais grupos deverão acompanhar as apresentações preenchendo o template de avaliação por pares criado na Etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, haverá uma discussão em grupo sobre os resultados e as análises feitas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e a importância dos filmes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar manifestações artísticas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a análise do filme.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do template de avaliação por pares.
  • Analisar o filme e apresentar os resultados da análise para a turma.
  • Avaliar os outros grupos de acordo com os critérios do template.
  • Participar da discussão em grupo e da troca de ideias sobre os resultados e análises feitas pelos grupos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação oral.