Aula sobre Filmes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre filmes tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em analisar referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos. Para isso, a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será aplicada, e os alunos criarão um template de avaliação por pares, em que um grupo avalia o outro. Através dessa atividade, os alunos desenvolverão habilidades de análise crítica, comunicação e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula perguntando aos alunos quais são seus filmes favoritos e do que eles mais gostam neles. Em seguida, faça uma breve introdução ao tema e fale da importância dos filmes na cultura e na sociedade.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e receberão o template de avaliação por pares com os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.

  3. Etapa 3 - Escolha do filme

    Cada grupo escolherá um filme para analisar. Você pode fornecer alguns exemplos de filmes ou permitir que os alunos escolham livremente.

  4. Etapa 4 - Análise do filme

    Os grupos assistirão ao filme e farão uma análise crítica.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará sua análise do filme para a turma, e os demais alunos preencherão o template de avaliação por pares com notas de 1 a 5 para cada critério.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, a turma fará uma discussão em grupo sobre as análises dos filmes e as notas atribuídas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da análise crítica de filmes e como isso pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de filmes;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe;
  • Desenvolver habilidades de argumentação e construção de ideias.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares;
  • Fornecer exemplos de filmes ou permitir que os alunos escolham livremente;
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Escolher um filme para análise;
  • Preencher o template de avaliação por pares;
  • Apresentar a análise do filme aos demais alunos da turma.