Aula sobre Filmes

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os filmes são uma importante forma de expressão artística e cultural que possibilitam a reflexão sobre temas diversos. Neste material, propomos que os estudantes tenham a oportunidade de analisar a relação entre textos literários e filmes, identificando referências explícitas e implícitas, personagens e recursos literários e semióticos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações. Essa metodologia é importante pois permite que os estudantes tenham uma participação ativa na construção do conhecimento, além de desenvolver habilidades como trabalho em grupo e autonomia.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a relação entre textos literários e filmes, utilizando exemplos práticos. Os estudantes serão questionados sobre suas experiências com filmes e textos literários e como eles podem se relacionar.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em três grupos diferentes, que serão as estações.

  3. Etapa 3 - Rotação

    Estação 1 - Análise do filme e do livro

    Os alunos assistirão a um trecho de um filme que tenha relação com um livro que tenham lido em sala de aula. Em seguida, deverão comparar a cena do filme com o trecho do livro correspondente, identificando semelhanças e diferenças.

    Estação 2 - Criação de um projeto de roteiro

    Os alunos deverão criar um projeto de roteiro para um curta-metragem baseado em um conto ou romance lido em sala de aula. Eles deverão identificar os personagens, cenários e principais acontecimentos da história, além de pensar nas possíveis mudanças que precisarão ser feitas para adaptar o texto literário para o formato audiovisual.

    Estação 3 - Análise de cartazes de filmes

    Os alunos analisarão cartazes de filmes, identificando elementos visuais que possam indicar o gênero, o enredo e as características dos personagens. Em seguida, criarão um cartaz para o curta-metragem projetado.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará o resultado de sua atividade para a turma, explicando o processo de criação e as principais descobertas. Faça a mediação do debate, estimulando a participação dos alunos e a troca de ideias.

  5. Etapa 5 - Avaliação e feedback

    Faça uma avaliação geral da aula, considerando a participação dos alunos, a qualidade dos trabalhos apresentados e o processo de aprendizagem como um todo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos literários e audiovisuais;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Promover a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e autonomia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do conhecimento;
  • Qualidade dos trabalhos apresentados;
  • Compreensão dos conceitos trabalhados;
  • Habilidade em trabalhar em grupo;
  • Criatividade e originalidade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e estimular o debate;
  • Organizar as estações e orientar os alunos;
  • Mediar a apresentação dos trabalhos;
  • Fazer a avaliação e o feedback final;
  • Estimular a participação dos alunos e a troca de ideias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas;
  • Demonstrar habilidades de análise e interpretação de textos literários e audiovisuais;
  • Ser criativo e original na criação dos trabalhos;
  • Fazer a apresentação dos trabalhos e participar do debate final.