Aula sobre Filmes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a relação entre textos literários e filmes, utilizando exemplos práticos. Os estudantes serão questionados sobre suas experiências com filmes e textos literários e como eles podem se relacionar.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em três grupos diferentes, que serão as estações.Etapa 3 - Rotação
Estação 1 - Análise do filme e do livroOs alunos assistirão a um trecho de um filme que tenha relação com um livro que tenham lido em sala de aula. Em seguida, deverão comparar a cena do filme com o trecho do livro correspondente, identificando semelhanças e diferenças.
Estação 2 - Criação de um projeto de roteiro
Os alunos deverão criar um projeto de roteiro para um curta-metragem baseado em um conto ou romance lido em sala de aula. Eles deverão identificar os personagens, cenários e principais acontecimentos da história, além de pensar nas possíveis mudanças que precisarão ser feitas para adaptar o texto literário para o formato audiovisual.
Estação 3 - Análise de cartazes de filmes
Os alunos analisarão cartazes de filmes, identificando elementos visuais que possam indicar o gênero, o enredo e as características dos personagens. Em seguida, criarão um cartaz para o curta-metragem projetado.
Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo apresentará o resultado de sua atividade para a turma, explicando o processo de criação e as principais descobertas. Faça a mediação do debate, estimulando a participação dos alunos e a troca de ideias.Etapa 5 - Avaliação e feedback
Faça uma avaliação geral da aula, considerando a participação dos alunos, a qualidade dos trabalhos apresentados e o processo de aprendizagem como um todo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos literários e audiovisuais;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Promover a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento;
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e autonomia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do conhecimento;
- Qualidade dos trabalhos apresentados;
- Compreensão dos conceitos trabalhados;
- Habilidade em trabalhar em grupo;
- Criatividade e originalidade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e estimular o debate;
- Organizar as estações e orientar os alunos;
- Mediar a apresentação dos trabalhos;
- Fazer a avaliação e o feedback final;
- Estimular a participação dos alunos e a troca de ideias.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas;
- Demonstrar habilidades de análise e interpretação de textos literários e audiovisuais;
- Ser criativo e original na criação dos trabalhos;
- Fazer a apresentação dos trabalhos e participar do debate final.