Aula sobre Filmes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O cinema é uma das manifestações artísticas mais populares da atualidade. Os filmes podem ser utilizados para entretenimento ou para reflexão sobre questões sociais, culturais e políticas. Neste material, iremos utilizar a Sala de Aula Invertida para que os alunos possam analisar filmes e refletir sobre os temas abordados. Para isso, eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.
Etapa 1 - Pré-aula
Selecione um filme que aborde questões relevantes para a turma. O filme deverá ser disponibilizado aos alunos com antecedência, para que eles possam assisti-lo em casa.Etapa 2 - Análise
Os alunos deverão assistir ao filme e anotar em um caderno suas observações e dúvidas.Etapa 3 - Discussão
Já em sala de aula, os alunos deverão discutir as impressões sobre o filme e sobre os elementos identificados em grupos de três a quatro pessoas. Auxilie na discussão e registre as principais observações do grupo.Etapa 4 - Apresentação
Os grupos deverão apresentar suas observações para a turma. Incentive a discussão e estimule a reflexão sobre os temas abordados no filme.Etapa 5 - Produção
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". O template deverá ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das observações e reflexões realizadas pelos alunos e retome os objetivos da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica de filmes e outros textos audiovisuais.
- Estimular a reflexão sobre questões sociais, culturais e políticas.
- Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita.
- Fomentar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade das observações feitas durante a análise do filme.
- Clareza e organização na apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão crítica sobre os temas abordados no filme.
Ações do professor
- Selecionar um filme adequado para a turma.
- Orientar os alunos na análise do filme.
- Estimular a reflexão crítica sobre os temas abordados.
- Registrar as principais observações dos grupos durante a discussão.
- Fazer uma síntese das observações e reflexões realizadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao filme com atenção e anotar as observações e dúvidas.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar as observações para a turma.
- Refletir crítica e coletivamente sobre os temas abordados no filme.