Aula sobre Filmes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O cinema é uma das manifestações artísticas mais populares da atualidade. Os filmes podem ser utilizados para entretenimento ou para reflexão sobre questões sociais, culturais e políticas. Neste material, iremos utilizar a Sala de Aula Invertida para que os alunos possam analisar filmes e refletir sobre os temas abordados. Para isso, eles deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione um filme que aborde questões relevantes para a turma. O filme deverá ser disponibilizado aos alunos com antecedência, para que eles possam assisti-lo em casa.

  2. Etapa 2 - Análise

    Os alunos deverão assistir ao filme e anotar em um caderno suas observações e dúvidas.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Já em sala de aula, os alunos deverão discutir as impressões sobre o filme e sobre os elementos identificados em grupos de três a quatro pessoas. Auxilie na discussão e registre as principais observações do grupo.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar suas observações para a turma. Incentive a discussão e estimule a reflexão sobre os temas abordados no filme.

  5. Etapa 5 - Produção

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal?". O template deverá ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das observações e reflexões realizadas pelos alunos e retome os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de filmes e outros textos audiovisuais.
  • Estimular a reflexão sobre questões sociais, culturais e políticas.
  • Desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita.
  • Fomentar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das observações feitas durante a análise do filme.
  • Clareza e organização na apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica sobre os temas abordados no filme.

Ações do professor

  • Selecionar um filme adequado para a turma.
  • Orientar os alunos na análise do filme.
  • Estimular a reflexão crítica sobre os temas abordados.
  • Registrar as principais observações dos grupos durante a discussão.
  • Fazer uma síntese das observações e reflexões realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao filme com atenção e anotar as observações e dúvidas.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as observações para a turma.
  • Refletir crítica e coletivamente sobre os temas abordados no filme.