Aula sobre Flexao De Genero Do Substantivo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A flexão de gênero do substantivo é um assunto muito importante na língua portuguesa na escrita de textos, na fala e até mesmo em situações cotidianas, como na hora de fazer compras ou conversar com amigos. Neste material, vamos utilizar a Cultura Maker para criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte será destinada a um subtópico sobre a flexão de gênero do substantivo. Os estudantes terão a oportunidade de produzir o próprio material, o que tornará o aprendizado mais envolvente e interessante.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o assunto e explique a importância da flexão de gênero do substantivo na língua portuguesa. Em seguida, apresente a metodologia Cultura Maker e o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada grupo receberá um papel A4 dividido em 8 partes e deverá escolher um nome para o fanzine.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um subtópico relacionado à flexão de gênero do substantivo. Os subtópicos sugeridos são: regras de flexão, gênero dos animais, gênero das pessoas, gênero dos objetos, gênero das profissões, gênero dos países etc. Forneça livros ou indique sites para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação dos textos

    Cada grupo deverá escrever um texto sobre o subtópico escolhido e ilustrá-lo. Disponibilize materiais para desenho, como lápis de cor e canetas.

  5. Etapa 5 - Montagem do fanzine

    Os grupos devem juntar as partes do fanzine e organizar os textos e ilustrações de forma harmoniosa.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine e explicar o subtópico sobre o qual escreveram.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Promova uma reflexão sobre o aprendizado, perguntando aos alunos o que aprenderam e como a metodologia Cultura Maker contribuiu para o desenvolvimento da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos estudantes.
  • Promover a interação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do texto produzido.
  • Coerência entre texto e ilustração.
  • Organização do fanzine.
  • Clareza na apresentação do subtópico.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o assunto de forma clara e objetiva.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Acompanhar o desenvolvimento do trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o subtópico.
  • Produzir o texto e ilustração para o fanzine.
  • Organizar o fanzine.
  • Apresentar o resultado para a turma.
  • Participar e colaborar em grupo.