Aula sobre Flexao De Genero Do Substantivo
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A flexão de gênero do substantivo é um tema importante no estudo da língua portuguesa. Trata-se da variação que ocorre nos substantivos de acordo com o gênero masculino e feminino. Essa flexão é fundamental para a construção de frases corretas e coerentes e, consequentemente, para a compreensão de textos. Para tornar a aula mais interessante, a metodologia utilizada neste material será o Ensino Híbrido, que combina o ensino presencial com o uso de tecnologias digitais.
Etapa 1 - Check-in
Faça uma roda de conversa para verificar o que os alunos já sabem sobre flexão de gênero do substantivo. Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem online contendo os campos de Check-in e Check-out para acompanhar o desenvolvimento do tema. Oriente os alunos na criação e no preenchimento dos templates.Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos de palavras que sofrem flexão de gênero, como "menino" e "menina", "gato" e "gata", entre outras. Os alunos serão incentivados a participar da atividade, dando exemplos de palavras que conhecem.Etapa 3 - Explicação teórica
Explique os conceitos teóricos da flexão de gênero do substantivo, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 4 - Atividade prática
Os alunos resolverão exercícios que envolvem a flexão de gênero do substantivo. Corrija os exercícios e dê as devidas explicações.Etapa 5 - Check-out
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e registrarão em seus templates de registro de aprendizagem. Faça uma roda de conversa para discutir as principais dúvidas e dificuldades.Etapa 6 - Atividade extraclasse
Os alunos deverão criar frases utilizando palavras que sofrem flexão de gênero do substantivo. Você poderá utilizar essas frases na próxima aula para revisão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em entender a flexão de gênero dos substantivos.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe.
- Incentivar a reflexão sobre a língua portuguesa e suas normas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em sala de aula.
- Capricho e organização na criação do template de registro de aprendizagem.
- Desempenho na resolução dos exercícios propostos.
- Habilidade em criar frases utilizando substantivos que sofrem flexão de gênero.
- Compreensão dos conceitos teóricos apresentados.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Explicar os conceitos teóricos de forma didática e clara.
- Corrigir os exercícios e fazer as devidas explicações.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe.
- Incentivar a reflexão sobre a língua portuguesa e suas normas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em sala de aula.
- Criar um template de registro de aprendizagem organizado e caprichado.
- Resolver os exercícios propostos e tirar dúvidas.
- Criar frases utilizando palavras que sofrem flexão de gênero do substantivo.
- Fazer uma reflexão sobre a aula e registrar no template.