Aula sobre Flexao De Genero Do Substantivo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A flexão de gênero do substantivo é uma temática muito importante na língua portuguesa desde a comunicação oral até a escrita formal. É fundamental que os estudantes compreendam as regras e os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de rotação por estações, e os alunos serão divididos em três grupos e desenvolverão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique as regras básicas de flexão de gênero do substantivo. Os alunos deverão realizar atividades para fixação do conteúdo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma

    Os alunos serão divididos em três grupos e iniciarão o processo de rotação por estações. Cada estação é responsável por uma atividade diferente relacionada ao tema.

    Estação 1:

    Na primeira estação, os alunos deverão criar frases com substantivos no gênero masculino e feminino, utilizando corretamente as regras de flexão de gênero.

    Estação 2:

    Na segunda estação, os alunos deverão identificar e corrigir erros de gênero em frases.

    Estação 3:

    Na terceira estação, os alunos deverão criar um cartaz com exemplos de palavras que apresentam ambiguidade de gênero e explicar como resolver essa questão em diferentes contextos.

    Observação: a cada turno, os grupos trocam de estação e iniciam a próxima atividade.


  3. Etapa 3 - Recapitulação

    Encerre a atividade e retome as regras básicas de flexão de gênero do substantivo. Os alunos devem fazer uma atividade avaliativa individual para fixação do conteúdo.

  4. Etapa 4 - Feedback

    Organize uma rodada de feedback para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo em textos.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada do tema.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do gênero do substantivo em frases e textos.
  • Aplicação correta das regras de flexão de gênero do substantivo.
  • Capacidade de explicar os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo em textos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Realizar uma avaliação formativa ao longo da aula.
  • Fornecer feedbacks ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Aplicar corretamente as regras de flexão de gênero do substantivo.
  • Identificar e corrigir erros de gênero em frases e textos.
  • Explicar os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo em textos.