Aula sobre Flexao De Genero Do Substantivo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A flexão de gênero do substantivo é uma temática muito importante na língua portuguesa desde a comunicação oral até a escrita formal. É fundamental que os estudantes compreendam as regras e os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de rotação por estações, e os alunos serão divididos em três grupos e desenvolverão atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique as regras básicas de flexão de gênero do substantivo. Os alunos deverão realizar atividades para fixação do conteúdo.Etapa 2 - Divisão da turma
Os alunos serão divididos em três grupos e iniciarão o processo de rotação por estações. Cada estação é responsável por uma atividade diferente relacionada ao tema.Estação 1:
Na primeira estação, os alunos deverão criar frases com substantivos no gênero masculino e feminino, utilizando corretamente as regras de flexão de gênero.
Estação 2:
Na segunda estação, os alunos deverão identificar e corrigir erros de gênero em frases.
Estação 3:
Na terceira estação, os alunos deverão criar um cartaz com exemplos de palavras que apresentam ambiguidade de gênero e explicar como resolver essa questão em diferentes contextos.
Observação: a cada turno, os grupos trocam de estação e iniciam a próxima atividade.
Etapa 3 - Recapitulação
Encerre a atividade e retome as regras básicas de flexão de gênero do substantivo. Os alunos devem fazer uma atividade avaliativa individual para fixação do conteúdo.Etapa 4 - Feedback
Organize uma rodada de feedback para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explicar os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo em textos.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada do tema.
Critérios de avaliação
- Identificação correta do gênero do substantivo em frases e textos.
- Aplicação correta das regras de flexão de gênero do substantivo.
- Capacidade de explicar os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo em textos.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Realizar uma avaliação formativa ao longo da aula.
- Fornecer feedbacks ao final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Aplicar corretamente as regras de flexão de gênero do substantivo.
- Identificar e corrigir erros de gênero em frases e textos.
- Explicar os efeitos de sentido do uso adequado do gênero do substantivo em textos.