Aula sobre Flexao De Genero Do Substantivo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A flexão de gênero do substantivo é um tema importante para o aprendizado da língua portuguesa, uma vez que é preciso compreender como as palavras se relacionam com o gênero (masculino ou feminino) para que possamos nos expressar corretamente. Além disso, o uso de palavras no gênero correto é uma forma de respeitar a diversidade de gênero presente em nossa sociedade. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema. Para isso, os alunos devem trazer exemplos de palavras masculinas e femininas para a aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o que é a flexão de gênero do substantivo e por que é importante conhecer as regras. Na próxima aula, os alunos deverão trazer pelo menos dez exemplos de palavras masculinas e femininas para discutir com a turma. Incentive-os a pesquisarem palavras que não são muito usadas no dia a dia.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa Conceitual

    Os alunos deverão compartilhar com a turma as palavras que escolherem. Depois, em grupos, eles terão 40 minutos para criar um mapa conceitual sobre flexão de gênero do substantivo. Cada mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar recursos digitais para criar seus mapas.

  3. Etapa 3 - Socialização dos Mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando os conceitos e demonstrando exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Atividade de Fixação

    Os alunos farão uma atividade de fixação, na qual deverão identificar o gênero de palavras presentes em frases apresentadas por você.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula, ressaltando os pontos mais importantes e tirando possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Incentivar a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a elaboração do mapa conceitual;
  • Qualidade e profundidade das ideias apresentadas nos mapas;
  • Capacidade dos alunos em explicar os conceitos e fazer exemplos práticos;
  • Desempenho dos alunos na atividade de fixação;
  • Envolvimento e interesse dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão do tema;
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual;
  • Conduzir a socialização dos mapas e fazer comentários e perguntas para enriquecer a discussão;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão do tema;
  • Contribuir com exemplos de palavras masculinas e femininas;
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual;
  • Apresentar o mapa para a turma, explicando os conceitos e fazendo exemplos práticos;
  • Realizar a atividade de fixação e tirar eventuais dúvidas durante a aula.