Aula sobre Flexao De Numero Dos Substantivos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Introduza o tema da flexão de número dos substantivos explicando que estes podem ser usados no singular ou no plural e que a flexão é importante para a compreensão e produção de textos. Explique também que a flexão de número pode alterar o sentido de uma frase e que é fundamental saber utilizar corretamente o singular e o plural.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos um texto que contenha erros de concordância de número e peça para que eles identifiquem palavras no plural que deveriam estar no singular e vice-versa. Em seguida, pergunte aos alunos quais são as consequências de utilizar a flexão de número incorretamente em um texto.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Divida a turma em grupos e peça que eles criem frases utilizando substantivos no singular e no plural. Cada grupo deve criar pelo menos duas frases, sendo uma no singular e outra no plural. Em seguida, peça para que cada grupo apresente suas frases para a turma.

  3. Etapa 3 - Solução

    Explique aos alunos as regras de flexão de número dos substantivos. Em seguida, peça a eles que criem um diário de bordo em grupo contendo as seguintes informações:

    \- Problema: erros de concordância de número em textos;

    \- Geração de alternativas: frases criadas pelos grupos;

    \- Solução: regras de flexão de número dos substantivos.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Peça para que cada grupo apresente seu diário de bordo para a turma. Em seguida, promova uma discussão em sala de aula sobre as regras de flexão de número dos substantivos.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Entregue uma lista de exercícios para os alunos realizarem individualmente ou em duplas. Os exercícios devem conter frases com substantivos no singular e no plural para que os alunos apliquem as regras aprendidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação individual ou em grupo dos diários de bordo, dos exercícios e da participação dos alunos durante as atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade;
  • Desenvolver a habilidade de compreender e aplicar as regras de flexão de número dos substantivos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das regras de flexão de número dos substantivos;
  • Habilidade de aplicar as regras aprendidas em exercícios;
  • Participação nas atividades em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo;
  • Promover atividades em grupo;
  • Promover discussões em sala de aula.

Ações do aluno

  • Identificar erros de concordância de número em textos;
  • Criar frases utilizando substantivos no singular e no plural;
  • Criar um diário de bordo em grupo contendo informações sobre o tema.