Aula sobre Flexao De Numero Dos Substantivos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Explique aos alunos que flexão de número é a capacidade de um substantivo se flexionar em singular ou plural de acordo com a quantidade de seres que ele representa. Você pode apresentar alguns exemplos práticos, como "um gato" (singular) e "dois gatos" (plural).
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula com uma atividade que estimule a participação dos alunos, como uma dinâmica de grupo ou um jogo educativo.Etapa 2 - Explicação do tema
Apresente o conceito de flexão de número e seus principais aspectos, utilizando exemplos práticos.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos.Etapa 4 - Criação do template de avaliação
Oriente os alunos na criação de um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação.Etapa 5 - Desenvolvimento da atividade
Cada grupo deverá selecionar um texto e identificar os substantivos presentes nele. Em seguida, os grupos deverão flexionar os substantivos em singular e plural, explicando os efeitos de sentido gerados por cada forma.Etapa 6 - Avaliação por pares
Os grupos deverão apresentar suas atividades para os demais grupos, que por sua vez, deverão avaliar o desempenho de cada grupo utilizando o template criado.Etapa 7 - Reflexão
Encerre a aula com uma reflexão sobre o desempenho dos alunos e a importância da avaliação por pares no processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade em textos;
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
- Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo para realizar a atividade proposta;
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos alunos;
- Clareza na apresentação dos argumentos e capacidade de comunicação entre os membros do grupo;
- Desempenho geral do grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação;
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade;
- Fornecer feedbacks sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade proposta;
- Criar o template de avaliação por pares;
- Avaliar os demais grupos utilizando o template criado.