Aula sobre Flexao De Numero Dos Substantivos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Explique aos alunos que flexão de número é a capacidade de um substantivo se flexionar em singular ou plural de acordo com a quantidade de seres que ele representa. Você pode apresentar alguns exemplos práticos, como "um gato" (singular) e "dois gatos" (plural).

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula com uma atividade que estimule a participação dos alunos, como uma dinâmica de grupo ou um jogo educativo.

  2. Etapa 2 - Explicação do tema

    Apresente o conceito de flexão de número e seus principais aspectos, utilizando exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Oriente os alunos na criação de um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento da atividade

    Cada grupo deverá selecionar um texto e identificar os substantivos presentes nele. Em seguida, os grupos deverão flexionar os substantivos em singular e plural, explicando os efeitos de sentido gerados por cada forma.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos deverão apresentar suas atividades para os demais grupos, que por sua vez, deverão avaliar o desempenho de cada grupo utilizando o template criado.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o desempenho dos alunos e a importância da avaliação por pares no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade em textos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo para realizar a atividade proposta;
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos alunos;
  • Clareza na apresentação dos argumentos e capacidade de comunicação entre os membros do grupo;
  • Desempenho geral do grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação;
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade;
  • Fornecer feedbacks sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade proposta;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Avaliar os demais grupos utilizando o template criado.