Aula sobre Flexao De Numero Dos Substantivos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A flexão de número dos substantivos é um assunto importante para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, uma vez que auxilia na construção de sentido nos textos. O objetivo desta aula é trabalhar a flexão de número dos substantivos de forma envolvente e didática utilizando apenas recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Empatia

    Inicie a aula explicando aos alunos que eles deverão ajudar a construir o conhecimento de forma colaborativa. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que criem um mapa de empatia sobre a flexão de número dos substantivos contendo os seguintes campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar do substantivo e compreendam os efeitos de sentido da flexão de número.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Após a construção do mapa de empatia, peça que os grupos apresentem os resultados e exponham a principal dificuldade em relação à flexão de número dos substantivos.

  3. Etapa 3 - Ideação

    A partir da definição do problema, os alunos devem pensar em soluções para resolver a dificuldade. Proponha que criem um jogo de cartas. Exemplo: uma carta contém um substantivo no singular e outra carta contém o mesmo substantivo no plural. O objetivo do jogo é que os alunos identifiquem se o substantivo está no singular ou no plural e expliquem o efeito de sentido da flexão de número.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Peça que os grupos construam as cartas do jogo de forma criativa e faça uma revisão para garantir que as cartas apresentem a flexão de número corretamente.

  5. Etapa 5 - Teste

    Realize uma rodada do jogo dentro de cada grupo para que os alunos testem a eficácia do jogo e façam ajustes, se necessário.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Depois de testar e ajustar o jogo, permita que os grupos compartilhem com toda a turma e joguem juntos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Encerre a aula com uma roda de conversa para avaliar o processo e o resultado alcançado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender e aplicar a flexão de número dos substantivos para a construção de sentido nos textos;
  • Desenvolver a criatividade e a colaboração dos alunos na construção do conhecimento;
  • Estimular a análise e a reflexão sobre a língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta da flexão de número dos substantivos;
  • Explicação clara do efeito de sentido da flexão de número;
  • Participação ativa na construção do mapa de empatia e do jogo de cartas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa de empatia;
  • Acompanhar e orientar os grupos na construção do jogo de cartas;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a flexão de número dos substantivos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia sobre a flexão de número dos substantivos;
  • Desenvolver o jogo de cartas para identificar e explicar a flexão de número dos substantivos;
  • Participar ativamente da aula e do processo de construção do conhecimento.