Aula sobre Flexao De Numero Dos Substantivos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é flexão de número dos substantivos. Explique que essa é uma regra gramatical importante que permite que a comunicação escrita e falada seja mais precisa e clara.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Utilize cartazes ou a lousa para apresentar as regras de flexão de número dos substantivos, mostrando exemplos de singular e plural. Explique as diferenças entre substantivos regulares e irregulares.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá receber um conjunto de cartas contendo substantivos no singular e no plural. Eles devem organizar as cartas em pares correspondentes e justificar o motivo de cada flexão de número.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Cada grupo deve criar um template de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para registrar o que eles aprenderam durante a aula e como isso pode ser aplicado em situações cotidianas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar o seu template para a turma, explicando como eles organizaram as informações e como isso pode ajudá-los a lembrar das regras de flexão de número dos substantivos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre a importância da flexão de número dos substantivos na comunicação escrita e falada, e como isso pode afetar a compreensão do leitor ou ouvinte.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os efeitos de sentido da flexão de número nos substantivos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
  • Incentivar a criatividade e a reflexão crítica.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar as regras de flexão de número dos substantivos;
  • Habilidade em justificar a escolha da flexão de número em cada substantivo;
  • Participação na criação do template de registro de aprendizagem;
  • Habilidade em apresentar o template para a turma;
  • Participação na discussão em grupo sobre a importância da flexão de número dos substantivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de maneira clara e objetiva;
  • Orientar e auxiliar os grupos nas atividades propostas;
  • Estimular a discussão e a reflexão crítica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas;
  • Criar o template de registro de aprendizagem;
  • Apresentar o template para a turma;
  • Participar da discussão em grupo sobre a importância da flexão de número dos substantivos.