Aula sobre Flexao De Numero Dos Substantivos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A flexão de número dos substantivos é um assunto importante para o estudo da língua portuguesa. Ela é responsável por indicar se o substantivo está no singular ou no plural e pode alterar o sentido da frase. Por exemplo, a frase "o livro está na estante" tem um sentido diferente da frase "os livros estão na estante". Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de réplica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a flexão de número dos substantivos e sua importância na língua portuguesa. Apresente exemplos e peça que os alunos identifiquem se o substantivo está no singular ou no plural.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de réplica. Escolha um tema para ser debatido, como "A flexão de número dos substantivos deve ser abolida na língua portuguesa".

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo deve se reunir para preparar seus argumentos. O grupo defensor deve argumentar a favor do tema, enquanto o grupo opositor deve argumentar contra. A banca julgadora deve preparar perguntas para os grupos e o grupo de réplica deve se preparar para rebater os argumentos do grupo opositor.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo de réplica deve fazer suas considerações.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e reforce a importância da flexão de número dos substantivos na língua portuguesa.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Proponha uma atividade para que os alunos pratiquem a flexão de número dos substantivos, como, por exemplo, pedir que eles identifiquem se um substantivo está no singular ou no plural em frases apresentadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os pontos importantes abordados na aula e tire dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Habilidade em responder às perguntas da banca julgadora.
  • Coerência e coesão dos argumentos apresentados.
  • Habilidade em trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação dos alunos.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e a argumentação dos alunos.
  • Fazer uma síntese do debate e reforçar os pontos importantes abordados na aula.
  • Tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Preparar argumentos sólidos e coerentes.
  • Responder às perguntas da banca julgadora de forma clara e objetiva.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas para os colegas.