Aula sobre Flexao De Numero Dos Substantivos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula explicando aos alunos que a flexão de número dos substantivos é importante para a compreensão e produção de textos. Frise que os substantivos podem ser flexionados em número, singular ou plural, o que pode mudar o sentido da frase. Dê exemplos de frases com substantivos no singular e no plural para mostrar essa mudança de sentido.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue para cada grupo cartolinas e canetas coloridas. O objetivo é que os alunos criem um mapa conceitual sobre a flexão de número dos substantivos contendo uma ideia central e 8 subtópicos. Explique que o mapa conceitual deve ser organizado em 2 níveis de profundidade, ou seja, cada subtópico deve ter mais informações e exemplos.

  2. Etapa 2 - Estudo individual

    Os alunos devem estudar o conteúdo da flexão de número dos substantivos utilizando livros didáticos ou enciclopédias. Oriente os alunos a buscarem informações adicionais sobre o tema antes da próxima aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na próxima aula, os alunos devem se reunir em grupos novamente e discutir as informações que encontraram sobre a flexão de número dos substantivos. O objetivo é que eles compartilhem as informações e esclareçam as dúvidas que surgiram durante o estudo individual.

  4. Etapa 4 - Construção do mapa conceitual

    Com base nas informações discutidas em grupo, os alunos devem concluir a construção do mapa conceitual sobre a flexão de número dos substantivos. Oriente os alunos a organizarem as informações de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Oriente os alunos a explicarem as ideias apresentadas no mapa e a responderem às perguntas dos colegas.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos devem se reunir em grupos novamente para debater as ideias apresentadas pelos colegas. O objetivo é que eles discutam as diferentes abordagens sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as diferentes etapas da atividade considerando os critérios estabelecidos. A avaliação deve ser formativa, ou seja, deve ter como objetivo auxiliar o aluno no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar os efeitos de sentido do uso da flexão de número dos substantivos em textos;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização e clareza do mapa conceitual;
  • Coerência entre as ideias apresentadas;
  • Uso de exemplos adequados para ilustrar as ideias.

Ações do professor

  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Identificar possíveis dificuldades dos alunos;
  • Orientar os alunos em relação aos pontos que precisam ser melhorados.

Ações do aluno

  • Refletir sobre o próprio desempenho;
  • Identificar possíveis dificuldades;
  • Buscar auxílio do professor para superar as dificuldades identificadas.