Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Genero

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Neste material, vamos trabalhar a flexão de gênero dos adjetivos, um tema importante para a compreensão da língua portuguesa. Os adjetivos são palavras que dão características aos substantivos e, para que a frase faça sentido, é necessário que estejam no mesmo gênero. Por exemplo, "a casa bonita" e "o carro bonito". Iremos utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos e os alunos irão analisar e resolver problemas relacionados ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da flexão de gênero dos adjetivos no uso correto da língua portuguesa. Mostre exemplos práticos e simples para facilitar o entendimento.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e definição dos problemas

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e deverão escolher um problema relacionado ao tema para ser resolvido. Forneça algumas opções de problemas para que os alunos possam escolher, como, por exemplo, "Como flexionar corretamente os adjetivos em frases com substantivos de gêneros diferentes?" ou "Como identificar o gênero dos adjetivos em frases com mais de um substantivo?"

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os alunos deverão pesquisar e discutir em grupo possíveis soluções para o problema escolhido. Eles podem utilizar livros didáticos, dicionários, recursos digitais ou qualquer outra fonte que considerem relevante.

  4. Etapa 4 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deverá apresentar suas soluções para os demais alunos da sala. Você irá mediar a discussão e esclarecer eventuais dúvidas.

  5. Etapa 5 - Reflexão sobre a aprendizagem

    Os alunos deverão refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e resolução de problemas relacionados à flexão de gênero dos adjetivos.
  • Estimular a pesquisa e a busca por soluções criativas.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação.
  • Refletir sobre a aprendizagem e sua aplicação em outras situações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade e criatividade das soluções apresentadas.
  • Respeito e colaboração com os demais grupos.
  • Reflexão individual sobre a aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Fornecer orientações e recursos para a pesquisa e discussão em grupo.
  • Mediar a discussão e esclarecer eventuais dúvidas.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
  • Buscar soluções criativas e eficientes para o problema escolhido.
  • Refletir individualmente sobre a aprendizagem e sua aplicação em outras situações.