Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Genero

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A flexão dos adjetivos em relação ao gênero é um tema importante na língua portuguesa, pois muitas palavras mudam de forma de acordo com o gênero do objeto ou pessoa a que se referem. Por exemplo, "bonito" se transforma em "bonita" quando se refere a uma mulher. Essa é uma questão fundamental na construção da nossa língua, e compreendê-la é essencial para a comunicação eficaz. Neste material, utilizaremos a Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam trabalhar em conjunto para entender melhor esse tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre a flexão de gênero dos adjetivos, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual - Ideia Central

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual cuja ideia central seja "Flexão dos adjetivos: gênero".

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual - Sub-ideias Nível 1

    Cada grupo deve criar oito sub-ideias relacionadas ao tema, que serão adicionadas ao mapa conceitual. Oriente os alunos na criação das sub-ideias, incentivando-os a pensar de forma criativa e a relacionar ideias diferentes.

  4. Etapa 4 - Mapa conceitual - Sub-ideias Nível 2

    Cada grupo deve aprofundar as sub-ideias criando duas sub-ideias adicionais para cada uma delas. Você deve ajudar os alunos a desenvolverem essa etapa, incentivando-os a explorar diferentes possibilidades.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Estimule a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre o tema trabalhado, incentivando os alunos a compartilharem suas ideias e a fazerem perguntas uns aos outros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e ressaltando a importância da flexão do gênero dos adjetivos na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de flexões de substantivos e adjetivos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza das sub-ideias criadas no mapa conceitual.
  • Habilidade dos alunos em explicar as ideias centrais e as sub-ideias durante a apresentação do mapa conceitual.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão do conceito de flexão de gênero dos adjetivos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Conduzir a discussão em grupo de forma a incentivar a participação de todos os alunos.
  • Encerrar a aula de forma clara e objetiva, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual.
  • Ser criativo na elaboração das sub-ideias.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual com clareza e objetividade.
  • Demonstrar compreensão do conceito de flexão de gênero.