Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Genero

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A flexão dos adjetivos é um tema importante na língua portuguesa, pois ajuda a construir frases mais precisas e adequadas ao contexto em que são utilizadas. Neste material, vamos trabalhar a flexão de gênero dos adjetivos, ou seja, como eles se adaptam ao gênero do substantivo a que se referem. Para contextualizar o tema, podemos utilizar exemplos do cotidiano dos estudantes, como o uso de adjetivos em propagandas, músicas e filmes. A metodologia utilizada será a Cultura Maker, e os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, faça uma breve revisão sobre gênero dos substantivos e como eles influenciam na flexão dos adjetivos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutam sobre a importância da flexão de adjetivos no nosso cotidiano. Cada grupo deve apresentar pelo menos um exemplo de como a flexão de gênero dos adjetivos pode influenciar na comunicação.

  3. Etapa 3 - Atividade prática

    Distribua uma lista de substantivos para os alunos e peça que eles escrevam adjetivos que sejam adequados e flexionados corretamente de acordo com o gênero. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Peça aos alunos que criem um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade que acabaram de realizar.

  5. Etapa 5 - Discussão final

    Promova uma discussão final destacando os pontos positivos e negativos da atividade e incentivando os alunos a pensarem em possíveis melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da flexão de gênero dos adjetivos.
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Estimular a criatividade e a inovação.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da flexão de gênero dos adjetivos.
  • Participação e colaboração durante a atividade prática e a criação do template.
  • Clareza e objetividade na apresentação do template.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer uma discussão final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar a atividade prática com atenção e cuidado.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.