Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Genero

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A flexão de gênero dos adjetivos é um assunto importante na língua portuguesa, pois ajuda a compreender como as palavras são formadas e como se relacionam entre si. É um tema que pode ser encontrado em diversos textos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a flexão dos adjetivos em relação ao gênero e como aplicá-la corretamente na escrita e na fala. Utilizaremos a metodologia Design Sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema da aula, explicando o que são adjetivos e como eles se relacionam com o gênero. Os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto, seguido de uma discussão em grupo para esclarecer dúvidas e conceitos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão receber uma lista de adjetivos para classificá-los de acordo com o gênero. Eles irão trabalhar em grupos para realizar a atividade e discutir suas respostas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar suas respostas e justificar suas decisões. Em seguida, os alunos irão discutir em grupo quais foram as dificuldades encontradas na atividade e como podem ser solucionadas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar frases utilizando os adjetivos estudados com a flexão correta em relação ao gênero. Eles irão trabalhar em grupos para criar as frases.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas frases e discutir possíveis melhorias. Em seguida, os alunos irão trocar as frases entre si para que possam analisar e corrigir possíveis erros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar a flexão de gênero dos adjetivos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Utilizar a metodologia Design Sprint para desenvolver habilidades de resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Correção da classificação dos adjetivos em relação ao gênero;
  • Uso correto da flexão dos adjetivos nas frases criadas;
  • Participação e colaboração durante a atividade em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o assunto e explicar os conceitos relacionados;
  • Apresentar um vídeo explicativo sobre o assunto;
  • Mediar a discussão em grupo e auxiliar os alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Classificar os adjetivos em relação ao gênero;
  • Criar frases utilizando os adjetivos estudados com a flexão correta em relação ao gênero;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e colaborar com os colegas.