Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Genero

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Neste material, vamos abordar a flexão dos adjetivos nos gêneros masculino e feminino. Os adjetivos são palavras que se relacionam com os substantivos, expressando suas características e qualidades. Eles podem ser encontrados em textos de diversas naturezas, como notícias, contos, poesias, músicas e conversas cotidianas. Para tornar a aula mais interativa, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, e os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema, explorando suas ideias e conceitos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da flexão dos adjetivos no gênero masculino e feminino. Mostre exemplos de adjetivos que mudam de acordo com o gênero do substantivo (exemplo: professor e professora, padeiro e padeira, advogado e advogada etc.).

  2. Etapa 2 - Preparação para a atividade

    Disponibilize ou indique um material de apoio para estudo sobre o assunto em casa, como um livro didático ou um texto breve.

  3. Etapa 3 - Atividade em sala de aula

    Em sala, os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa conceitual sobre flexão dos adjetivos no gênero masculino e feminino. Cada grupo deverá criar uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias e conceitos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo para que os alunos possam comparar e complementar as ideias apresentadas em cada mapa conceitual.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para que os alunos possam fixar o conteúdo e aplicar a flexão dos adjetivos nos gêneros masculino e feminino.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Retome os pontos principais da aula e faça uma conclusão sobre a importância da flexão dos adjetivos nos gêneros masculino e feminino.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a função e as flexões de adjetivos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Promover a participação ativa na construção do conhecimento;
  • Fortalecer a capacidade de comunicação e argumentação;
  • Incentivar a pesquisa e o uso de fontes de informação confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual;
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual;
  • Precisão na aplicação da flexão de gênero dos adjetivos;
  • Resolução correta dos exercícios práticos propostos;
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Propor exercícios práticos para fixação do conteúdo;
  • Fazer uma síntese dos pontos principais da aula e retomar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual;
  • Participar ativamente na discussão em grupo;
  • Realizar os exercícios práticos propostos;
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva;
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante a aula.