Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Grau

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A flexão dos adjetivos é um tema importante no estudo da língua portuguesa. Os adjetivos são palavras que caracterizam os substantivos, sendo essenciais para a construção de frases e textos. A flexão de grau dos adjetivos é uma das formas de modificar as características dos substantivos, indicando se eles estão em grau aumentativo, diminutivo ou normal. Essa flexão é utilizada em propagandas, na comunicação em geral, na literatura e em diversas outras áreas. Neste material, vamos utilizar a Cultura Maker para criar um fanzine com o objetivo de desenvolver as habilidades dos alunos em analisar a função e as flexões de adjetivos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema explicando a definição de adjetivos e a importância da flexão de grau. Em seguida, os alunos devem realizar uma atividade de reconhecimento de adjetivos em frases e textos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de quatro alunos e distribua folhas de papel A4 dividido em oito partes. Cada grupo deve discutir e escolher um tema que possa ser representado no fanzine.

  3. Etapa 3 - Escrita dos textos

    Cada grupo deve escrever os textos que serão utilizados no fanzine, incluindo os adjetivos em suas flexões de grau.

  4. Etapa 4 - Desenho dos quadrinhos

    Os alunos devem desenhar os quadrinhos correspondentes aos textos que foram escritos.

  5. Etapa 5 - Montagem do fanzine

    Os alunos devem recortar e montar o fanzine, organizando os textos e os quadrinhos em suas respectivas partes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine para a turma, explicando o tema escolhido e como a flexão de grau dos adjetivos foi utilizada.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os fanzines e a participação dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar as flexões de adjetivos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das flexões de grau dos adjetivos nos textos e quadrinhos.
  • Coerência entre o tema escolhido e os textos e quadrinhos do fanzine.
  • Participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do professor

  • Explicar o tema e suas aplicações.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na escrita dos textos.
  • Avaliar os fanzines e a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Reconhecer adjetivos em frases e textos.
  • Escolher um tema e escrever os textos do fanzine.
  • Desenhar e montar o fanzine em grupo.