Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Grau

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A flexão dos adjetivos é um assunto muito importante para a compreensão da língua portuguesa. Ela se refere às mudanças que os adjetivos sofrem para indicar variações de intensidade, tamanho ou quantidade. O grau é a flexão do adjetivo que indica essas variações. Essas mudanças são importantes para a comunicação e para a compreensão de textos. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e explique a importância da flexão dos adjetivos para a compreensão da língua portuguesa. Os alunos deverão criar um template de registro de aprendizagem com os campos Check-in e Check-out e inicialmente irão registrar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente os tipos de grau dos adjetivos: comparativo e superlativo. Os alunos irão registrar no template de registro de aprendizagem exemplos de cada tipo de grau.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupos

    Os alunos irão se dividir em grupos para criar frases com adjetivos no comparativo e no superlativo. Eles irão registrar as frases no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar as frases criadas para a turma em uma plataforma de apresentação online. Corrija possíveis erros e explique as dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma atividade prática de escrita, em que deverão criar um texto utilizando adjetivos no comparativo e no superlativo.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como se sentem em relação ao assunto.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Avalie o template de registro de aprendizagem dos alunos e dê um feedback sobre o que foi registrado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar a função e as flexões dos adjetivos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de frases e textos.
  • Incentivar a participação em grupo e a comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo.
  • Criação de frases e texto com adjetivos no comparativo e superlativo.
  • Uso correto do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Explicar os tipos de grau dos adjetivos.
  • Corrigir possíveis erros e explicar dúvidas.
  • Avaliar o template de registro de aprendizagem dos alunos.
  • Dar um feedback sobre o que foi registrado.

Ações do aluno

  • Participar em grupo na criação de frases e texto.
  • Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.
  • Apresentar as frases criadas para a turma.
  • Criar um texto utilizando adjetivos no comparativo e superlativo.
  • Registrar o que aprenderam no template de registro de aprendizagem.