Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Grau

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A flexão dos adjetivos é um tema muito importante na língua portuguesa, já que ela é fundamental para a construção de frases corretas e coerentes. Neste material, vamos trabalhar a flexão de grau dos adjetivos, que é quando modificamos o adjetivo para indicar variações de tamanho, intensidade ou quantidade. Esse tema é muito importante para a comunicação, pois permite que sejam expressas ideias com mais precisão e clareza.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema por meio de uma conversa informal com os alunos, perguntando o que eles sabem sobre flexão de adjetivos e o que esperam aprender na aula. Em seguida, apresente exemplos de adjetivos nos graus normal, comparativo e superlativo para que os alunos possam entendê-los melhor.

  2. Etapa 2 - Rotação

    Estação 1 - Jogo da memória

    Nesta estação, os alunos irão ler e analisar palavras nos graus normal, comparativo e superlativo. O objetivo é que eles identifiquem as flexões dos adjetivos.

    Estação 2 - Leitura e escrita

    Nesta estação, os alunos irão ler frases com adjetivos no grau normal e depois reescrevê-las nos graus comparativo ou superlativo. O objetivo é que eles identifiquem as flexões dos adjetivos e saibam utilizá-las corretamente.

    Estação 3 - Produção de texto

    Nesta estação, os alunos irão produzir um texto utilizando adjetivos nos graus normal, comparativo e superlativo.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar com a turma os textos produzidos na Estação 3, e você deve propor uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidade de análise de flexão de grau de adjetivos;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Trabalhar em equipe por meio da metodologia Rotação por estações;
  • Reforçar o aprendizado de forma lúdica.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das flexões dos adjetivos;
  • Utilização correta das flexões;
  • Coerência e clareza no texto produzido;
  • Participação e envolvimento nas atividades em grupo;
  • Compreensão do tema trabalhado.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Orientar e acompanhar as atividades em grupo;
  • Realizar reflexões e debates sobre o tema;
  • Reforçar a importância do aprendizado do tema para a comunicação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em conjunto com os colegas;
  • Identificar e aplicar corretamente as flexões dos adjetivos;
  • Produzir um texto coerente e com as variações de grau corretas;
  • Refletir sobre a importância do aprendizado do tema para a comunicação.