Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Grau
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A flexão dos adjetivos é um tema muito importante na língua portuguesa, já que ela é fundamental para a construção de frases corretas e coerentes. Neste material, vamos trabalhar a flexão de grau dos adjetivos, que é quando modificamos o adjetivo para indicar variações de tamanho, intensidade ou quantidade. Esse tema é muito importante para a comunicação, pois permite que sejam expressas ideias com mais precisão e clareza.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema por meio de uma conversa informal com os alunos, perguntando o que eles sabem sobre flexão de adjetivos e o que esperam aprender na aula. Em seguida, apresente exemplos de adjetivos nos graus normal, comparativo e superlativo para que os alunos possam entendê-los melhor.Etapa 2 - Rotação
Estação 1 - Jogo da memóriaNesta estação, os alunos irão ler e analisar palavras nos graus normal, comparativo e superlativo. O objetivo é que eles identifiquem as flexões dos adjetivos.
Estação 2 - Leitura e escrita
Nesta estação, os alunos irão ler frases com adjetivos no grau normal e depois reescrevê-las nos graus comparativo ou superlativo. O objetivo é que eles identifiquem as flexões dos adjetivos e saibam utilizá-las corretamente.
Estação 3 - Produção de texto
Nesta estação, os alunos irão produzir um texto utilizando adjetivos nos graus normal, comparativo e superlativo.
Etapa 3 - Socialização
Na última etapa, os alunos devem socializar com a turma os textos produzidos na Estação 3, e você deve propor uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidade de análise de flexão de grau de adjetivos;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Trabalhar em equipe por meio da metodologia Rotação por estações;
- Reforçar o aprendizado de forma lúdica.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das flexões dos adjetivos;
- Utilização correta das flexões;
- Coerência e clareza no texto produzido;
- Participação e envolvimento nas atividades em grupo;
- Compreensão do tema trabalhado.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de forma clara e objetiva;
- Estimular a participação dos alunos;
- Orientar e acompanhar as atividades em grupo;
- Realizar reflexões e debates sobre o tema;
- Reforçar a importância do aprendizado do tema para a comunicação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em conjunto com os colegas;
- Identificar e aplicar corretamente as flexões dos adjetivos;
- Produzir um texto coerente e com as variações de grau corretas;
- Refletir sobre a importância do aprendizado do tema para a comunicação.