Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Grau

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Neste material, vamos estudar a flexão dos adjetivos em grau. Os adjetivos são palavras que qualificam os substantivos. Eles podem indicar quantidade, qualidade, tamanho, cor e outros aspectos. O grau dos adjetivos pode ser classificado em três tipos: grau normal, grau comparativo e grau superlativo. Por exemplo, a palavra "lindo" pode ser flexionada para "mais lindo" (grau comparativo de superioridade) ou "lindíssimo" (grau superlativo absoluto sintético). Vamos utilizar a metodologia da Sala de Aula Invertida para que os alunos criem um mapa conceitual que ajudará na compreensão das diferentes formas de flexão dos adjetivos em grau.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique aos alunos o que são adjetivos e qual é a sua função na língua portuguesa. Em seguida, explique o conceito de flexão dos adjetivos em grau e apresente exemplos.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Em casa, os alunos deverão assistir a um vídeo curto sobre flexão dos adjetivos em grau ou ler um texto selecionado por você.

  3. Etapa 3 - Criando o mapa conceitual

    Em sala de aula, os alunos devem trabalhar em duplas ou trios para criar um mapa conceitual sobre flexão dos adjetivos em grau. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo ou um esquema básico para ajudar na organização do mapa conceitual. Os alunos podem usar papel e lápis ou uma ferramenta digital, se for possível.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla ou trio apresenta seu mapa conceitual para a turma. Solicite que expliquem as ideias principais e como as sub-ideias se conectam. Os alunos podem fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Exercícios em sala

    Distribua uma folha de exercícios sobre flexão dos adjetivos em grau para os alunos resolverem em sala. Você pode corrigir em conjunto com a turma ou pedir para que os alunos troquem as folhas para correção em duplas.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos devem escrever um pequeno texto utilizando adjetivos em diferentes graus. Peça que eles usem um tema específico ou deixe livre para que criem sua própria história.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão dos principais pontos abordados na aula e peça feedback dos alunos sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da função e das flexões dos adjetivos em grau;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do mapa conceitual;
  • Aprimorar a escrita dos alunos através da produção textual.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos diferentes tipos de flexão dos adjetivos em grau;
  • Organização e compreensão do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Habilidade na resolução dos exercícios propostos;
  • Qualidade e coerência do texto produzido pelos alunos;
  • Participação e engajamento na aula.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos de flexão dos adjetivos em grau;
  • Fornecer exemplos práticos para facilitar a compreensão dos alunos;
  • Auxiliar no processo de criação do mapa conceitual e dar feedback aos alunos;
  • Corrigir e dar feedback nos exercícios e textos produzidos pelos alunos;
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante toda a aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre flexão dos adjetivos em grau;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema em duplas ou trios;
  • Resolver exercícios propostos em sala de aula;
  • Produzir um texto utilizando adjetivos em diferentes graus;
  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e comentários.