Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Nesta atividade, será trabalhada a flexão dos adjetivos no plural e singular. Os adjetivos são palavras que descrevem características dos substantivos e existem em diferentes formas, dependendo do número e do gênero. É importante que os alunos compreendam como usar corretamente a flexão dos adjetivos para se comunicar de forma clara e objetiva. Para isso, será utilizada a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, visando desenvolver habilidades de análise e solução de problemas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando a importância da flexão dos adjetivos no singular e no plural, e apresente exemplos de como essa flexão é utilizada em textos e na fala. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 2 - Problematização
Apresente um problema para os alunos, como, por exemplo: "Você precisa descrever um animal para alguém que não o conhece. Como você faria isso usando adjetivos no singular e no plural?" Os alunos deverão discutir em grupo possíveis soluções para o problema e anotar as ideias no diário de bordo.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os grupos deverão elaborar diferentes frases com adjetivos no singular e no plural, que descrevam o animal escolhido na etapa anterior. Dê sugestões e auxilie os alunos nessa etapa.Etapa 4 - Solução
Cada grupo apresentará suas frases ao restante da turma, corrija e explique possíveis erros na flexão dos adjetivos. Os alunos devem anotar as correções no diário de bordo.Etapa 5 - Aplicação
Os alunos deverão escrever um pequeno texto descrevendo um objeto ou pessoa, utilizando corretamente a flexão dos adjetivos no singular e no plural. Revise os textos e dê feedback aos alunos.Etapa 6 - Fechamento
Reforce a importância da flexão dos adjetivos para a comunicação clara e objetiva, e os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e solução de problemas;
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;
- Reforçar a importância da flexão dos adjetivos para a comunicação clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Correção da flexão dos adjetivos no diário de bordo e no texto final;
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Cumprimento das atividades propostas no diário de bordo.
Ações do professor
- Explicar e exemplificar a flexão dos adjetivos;
- Auxiliar os alunos na geração de alternativas e na correção dos textos;
- Dar feedback aos alunos sobre as atividades realizadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Elaborar frases com adjetivos no singular e no plural;
- Escrever um texto utilizando corretamente a flexão dos adjetivos no singular e no plural.