Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta atividade, será trabalhada a flexão dos adjetivos no plural e singular. Os adjetivos são palavras que descrevem características dos substantivos e existem em diferentes formas, dependendo do número e do gênero. É importante que os alunos compreendam como usar corretamente a flexão dos adjetivos para se comunicar de forma clara e objetiva. Para isso, será utilizada a metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, visando desenvolver habilidades de análise e solução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando a importância da flexão dos adjetivos no singular e no plural, e apresente exemplos de como essa flexão é utilizada em textos e na fala. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema para os alunos, como, por exemplo: "Você precisa descrever um animal para alguém que não o conhece. Como você faria isso usando adjetivos no singular e no plural?" Os alunos deverão discutir em grupo possíveis soluções para o problema e anotar as ideias no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão elaborar diferentes frases com adjetivos no singular e no plural, que descrevam o animal escolhido na etapa anterior. Dê sugestões e auxilie os alunos nessa etapa.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo apresentará suas frases ao restante da turma, corrija e explique possíveis erros na flexão dos adjetivos. Os alunos devem anotar as correções no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos deverão escrever um pequeno texto descrevendo um objeto ou pessoa, utilizando corretamente a flexão dos adjetivos no singular e no plural. Revise os textos e dê feedback aos alunos.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Reforce a importância da flexão dos adjetivos para a comunicação clara e objetiva, e os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e solução de problemas;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Reforçar a importância da flexão dos adjetivos para a comunicação clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Correção da flexão dos adjetivos no diário de bordo e no texto final;
  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Cumprimento das atividades propostas no diário de bordo.

Ações do professor

  • Explicar e exemplificar a flexão dos adjetivos;
  • Auxiliar os alunos na geração de alternativas e na correção dos textos;
  • Dar feedback aos alunos sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Elaborar frases com adjetivos no singular e no plural;
  • Escrever um texto utilizando corretamente a flexão dos adjetivos no singular e no plural.