Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade de aprendizagem entre pares sobre a flexão dos adjetivos, os alunos serão incentivados a trabalhar em duplas para explorar o tema de forma colaborativa. Eles terão a oportunidade de pesquisar, discutir e aplicar os conceitos aprendidos em diferentes situações práticas. A atividade busca promover a compreensão dos alunos sobre como os adjetivos concordam com os números, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e comunicação. Os alunos serão desafiados a refletir sobre o próprio aprendizado e aprimorar seu conhecimento através da interação ativa com os colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução e exploração

    Introduza o tema da flexão dos adjetivos em relação aos números e forneça exemplos. Os alunos serão organizados em pares e receberão uma lista de adjetivos. Eles terão que identificar e discutir juntos as diferentes formas dos adjetivos para o singular e o plural.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e discussão em pares

    Cada dupla receberá uma lista de frases incompletas relacionadas aos adjetivos e números. Eles terão que pesquisar em livros, recursos on-line ou materiais de referência para completar as frases corretamente. Em seguida, discutirão suas respostas e justificativas em conjunto.

  3. Etapa 3 - Apresentação e feedback

    Cada dupla apresentará suas respostas e explicações para a turma. Forneça feedback e esclareça quaisquer dúvidas ou pontos de confusão. Os outros alunos também poderão fazer perguntas ou oferecer sugestões adicionais.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    As duplas receberão uma tarefa de aplicação prática, como criar um diálogo ou escrever um pequeno texto usando os adjetivos corretamente conforme os números apresentados. Eles trabalharão juntos para completar a tarefa e garantir que estejam aplicando corretamente os conceitos aprendidos.

  5. Etapa 5 - Reflexão e feedback final

    As duplas compartilharão suas produções com a turma. Eles discutirão os desafios encontrados durante a atividade, as estratégias utilizadas e as lições aprendidas. Facilite a discussão e forneça um feedback final, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, discussão e aplicação dos conceitos de flexão dos adjetivos em relação aos números;
  • Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem;
  • Reforçar a compreensão e a aplicação correta dos adjetivos em diferentes contextos numéricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa;
  • Compreensão do conceito;
  • Pesquisa e investigação;
  • Cooperação e colaboração;
  • Aplicação prática.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e fornecer exemplos iniciais;
  • Organizar os alunos em pares e fornecer as atividades e materiais necessários;
  • Facilitar a discussão e a troca de ideias entre os pares;
  • Fornecer feedback e esclarecer dúvidas ao longo da atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em pares para discutir e pesquisar as formas corretas dos adjetivos em relação aos números;
  • Completar as atividades propostas em conjunto, compartilhando ideias e justificativas;
  • Apresentar suas respostas e produções para a turma;
  • Participar ativamente das discussões e reflexões em grupo.