Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa design sprint, os alunos serão desafiados a explorar e aplicar as regras de flexão dos adjetivos no singular e plural. Através das etapas do design sprint - entender, esboçar, decidir, prototipar e testar - eles irão trabalhar em equipe, discutindo e tomando decisões sobre as diferentes formas de flexão dos adjetivos. A atividade visa promover a compreensão das regras de flexão, a criatividade na resolução de problemas linguísticos e a participação ativa dos alunos. Ao final, os alunos apresentarão seus protótipos visuais e justificarão suas escolhas, recebendo feedback e realizando ajustes, aprimorando assim sua compreensão e aplicação das regras de flexão dos adjetivos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade explicando a importância da flexão dos adjetivos no singular e plural. Os alunos devem discutir em grupos as regras básicas de flexão dos adjetivos e compartilharem suas ideias com a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo receberá uma lista de substantivos no singular e será desafiado a criar adjetivos no plural que concordem corretamente. Os grupos utilizam papel e caneta para esboçar diferentes formas de flexão dos adjetivos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentarão suas propostas e justificarão suas escolhas de flexão dos adjetivos no plural. A turma discutirá e chegará a um consenso sobre as melhores opções de flexão para cada substantivo no singular.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas decisões tomadas, cada grupo criará um cartaz ou uma ilustração visual que represente a flexão correta dos adjetivos no plural. Os alunos utilizam materiais como papel colorido, canetas, lápis de cor e recortes para criar seus protótipos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão seus protótipos e explicarão como a flexão dos adjetivos foi aplicada corretamente. A turma discutirá e fornecerá feedback sobre as representações visuais e a aplicação da flexão dos adjetivos. Os grupos ajustarão seus protótipos com base no feedback recebido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender as regras de flexão dos adjetivos no singular e plural;
  • Aplicar corretamente as regras de flexão dos adjetivos em diferentes contextos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo na resolução de problemas linguísticos;
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Compreensão e aplicação correta das regras de flexão dos adjetivos no singular e plural;
  • Participação e colaboração efetiva durante as discussões em grupo;
  • Criatividade na criação dos protótipos visuais;
  • Capacidade de justificar e explicar as escolhas de flexão dos adjetivos.

Ações do professor

  • Explicar as regras de flexão dos adjetivos no singular e plural;
  • Facilitar as discussões em grupo, orientando os alunos nas decisões e promovendo a participação de todos;
  • Fornecer feedback sobre as propostas e protótipos apresentados pelos grupos;
  • Orientar os ajustes necessários nos protótipos com base no feedback recebido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando ideias e contribuindo para a tomada de decisões;
  • Esboçar diferentes formas de flexão dos adjetivos no plural;
  • Criar protótipos visuais que representem corretamente a flexão dos adjetivos;
  • Apresentar e justificar suas propostas e protótipos, respondendo a questionamentos e recebendo feedback dos colegas e do professor;
  • Realizar ajustes nos protótipos com base no feedback recebido.