Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Faça uma breve introdução sobre a flexão dos adjetivos e explique como ela funciona no singular e no plural. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Exercícios de fixaçãoNesta estação, os alunos deverão ler um texto contendo diversos adjetivos flexionados no singular ou no plural. Eles precisarão identificar os adjetivos e classificá-los no singular ou plural.
Estação 2 - Caça-palavras
Nesta estação, os alunos trabalharão em grupos ou individualmente para resolver exercícios, preencher lacunas, completar frases e identificar a forma correta dos adjetivos conforme os números apresentados. O professor estará presente para fornecer suporte e esclarecer dúvidas.
Estação 3 - Produção de texto
Nesta estação, os alunos deverão produzir um pequeno texto utilizando adjetivos no singular e no plural. Eles poderão escolher um tema livre e deverão entregar o texto ao final da atividade.
Etapa 3 - Encerramento
Faça uma breve revisão sobre o conteúdo trabalhado na aula e responda às dúvidas dos alunos. Em seguida, peça que eles entreguem as atividades realizadas nas estações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em análise da função e flexão de adjetivos;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Incentivar a produção de texto e a criatividade na escrita.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em analisar a função e flexão de adjetivos no singular e plural;
- Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo;
- Coerência e clareza na produção de texto.
Ações do professor
- Apresentar o conteúdo de forma clara e didática;
- Orientar os alunos nas atividades em grupo;
- Estimular a participação e colaboração dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
- Demonstrar criatividade na produção de texto.