Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A flexão dos adjetivos é um conteúdo importante da Língua Portuguesa e está presente em nosso dia a dia. Ela é fundamental para podermos nos comunicar corretamente e também para compreendermos textos e expressões. Nesta atividade, será trabalhada a flexão dos adjetivos no que diz respeito ao número, ou seja, como eles se modificam no singular e no plural. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades práticas para desenvolver suas habilidades na análise da função e flexão de adjetivos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve introdução sobre a flexão dos adjetivos e explique como ela funciona no singular e no plural. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Exercícios de fixação

    Nesta estação, os alunos deverão ler um texto contendo diversos adjetivos flexionados no singular ou no plural. Eles precisarão identificar os adjetivos e classificá-los no singular ou plural.

    Estação 2 - Caça-palavras

    Nesta estação, os alunos trabalharão em grupos ou individualmente para resolver exercícios, preencher lacunas, completar frases e identificar a forma correta dos adjetivos conforme os números apresentados. O professor estará presente para fornecer suporte e esclarecer dúvidas.

    Estação 3 - Produção de texto

    Nesta estação, os alunos deverão produzir um pequeno texto utilizando adjetivos no singular e no plural. Eles poderão escolher um tema livre e deverão entregar o texto ao final da atividade.


  3. Etapa 3 - Encerramento

    Faça uma breve revisão sobre o conteúdo trabalhado na aula e responda às dúvidas dos alunos. Em seguida, peça que eles entreguem as atividades realizadas nas estações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em análise da função e flexão de adjetivos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a produção de texto e a criatividade na escrita.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em analisar a função e flexão de adjetivos no singular e plural;
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo;
  • Coerência e clareza na produção de texto.

Ações do professor

  • Apresentar o conteúdo de forma clara e didática;
  • Orientar os alunos nas atividades em grupo;
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Demonstrar criatividade na produção de texto.