Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os adjetivos são palavras que caracterizam os substantivos, e eles também podem ser flexionados em número, ou seja, no singular ou no plural. Nesta atividade de sala de aula invertida, os alunos serão desafiados a assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Antes da aula, eles terão acesso a materiais de estudo sobre o tema, que irão prepará-los para as etapas seguintes. Durante as atividades em sala de aula, os alunos participarão de discussões em grupo, compartilhando suas ideias, aplicando os conhecimentos adquiridos e resolvendo atividades práticas.
Etapa 1 - Sala de Aula Invertida
Os alunos recebem um material de estudo prévio, como um vídeo ou texto, sobre a flexão dos adjetivos no plural em relação aos números. Os alunos são incentivados a ler e fazer anotações sobre as regras de flexão dos adjetivos em diferentes números.Etapa 2 - Pesquisa e elaboração
Na atividade presencial, os alunos são divididos em grupos pequenos e cada grupo recebe uma lista de adjetivos para analisar e aplicar as regras de flexão conforme os números. Os alunos têm um tempo para pesquisar e discutir em grupo como cada adjetivo é flexionado corretamente em diferentes números. Circule pela sala, fornecendo orientações e tirando dúvidas quando necessário.Etapa 3 - Apresentação e discussão
Cada grupo apresenta suas conclusões sobre a flexão dos adjetivos. Durante as apresentações, encoraje os alunos a fazer perguntas e a participar de discussões para aprofundar seu entendimento sobre o tema. Facilite a discussão, oferecendo feedback e esclarecendo conceitos quando necessário.Etapa 4 - Atividade prática
Os alunos recebem uma atividade prática para aplicar o conhecimento adquirido.Eles devem completar frases ou escrever pequenos textos, utilizando os adjetivos flexionados corretamente. Forneça orientações adicionais e esclareça dúvidas durante a realização da atividade.
Etapa 5 - Discussão e reflexão
A classe se reúne para discutir as respostas da atividade prática. Destaque exemplos de flexões corretas e explique eventuais erros comuns, promovendo a reflexão dos alunos sobre o processo de flexão dos adjetivos em relação aos números.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o conhecimento sobre a flexão dos adjetivos;
- Promover a compreensão das regras de flexão e a aplicação correta em diferentes contextos;
- Estimular o trabalho em grupo, a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos;
- Fomentar a participação ativa dos alunos nas discussões e na resolução de atividades práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões e atividades em grupo;
- Compreensão e aplicação correta das regras de flexão dos adjetivos em relação aos números;
- Precisão na realização da atividade prática;
- Capacidade de explicar e justificar as respostas durante as discussões em sala de aula.
Ações do professor
- Preparar e fornecer o material de estudo prévio sobre a flexão dos adjetivos;
- Organizar e estruturar as etapas da atividade, garantindo a progressão do aprendizado;
- Facilitar as discussões em grupo, promovendo a participação e incentivando a reflexão;
- Oferecer feedback construtivo e esclarecer dúvidas dos alunos;
- Estimular a síntese dos conhecimentos adquiridos e a aplicação em situações práticas.
Ações do aluno
- Estudar o material prévio fornecido antes da aula;
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando ideias e contribuindo para a análise dos adjetivos;
- Realizar a atividade prática de forma individual ou em grupo, aplicando corretamente as regras de flexão dos adjetivos;
- Refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, identificando dificuldades e buscando soluções;
- Demonstrar habilidades de comunicação e argumentação ao justificar suas respostas durante as discussões.