Aula sobre Flexao Dos Adjetivos Numeros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os adjetivos são palavras que caracterizam os substantivos, e eles também podem ser flexionados em número, ou seja, no singular ou no plural. Nesta atividade de sala de aula invertida, os alunos serão desafiados a assumir um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Antes da aula, eles terão acesso a materiais de estudo sobre o tema, que irão prepará-los para as etapas seguintes. Durante as atividades em sala de aula, os alunos participarão de discussões em grupo, compartilhando suas ideias, aplicando os conhecimentos adquiridos e resolvendo atividades práticas.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos recebem um material de estudo prévio, como um vídeo ou texto, sobre a flexão dos adjetivos no plural em relação aos números. Os alunos são incentivados a ler e fazer anotações sobre as regras de flexão dos adjetivos em diferentes números.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e elaboração

    Na atividade presencial, os alunos são divididos em grupos pequenos e cada grupo recebe uma lista de adjetivos para analisar e aplicar as regras de flexão conforme os números. Os alunos têm um tempo para pesquisar e discutir em grupo como cada adjetivo é flexionado corretamente em diferentes números. Circule pela sala, fornecendo orientações e tirando dúvidas quando necessário.

  3. Etapa 3 - Apresentação e discussão

    Cada grupo apresenta suas conclusões sobre a flexão dos adjetivos. Durante as apresentações, encoraje os alunos a fazer perguntas e a participar de discussões para aprofundar seu entendimento sobre o tema. Facilite a discussão, oferecendo feedback e esclarecendo conceitos quando necessário.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os alunos recebem uma atividade prática para aplicar o conhecimento adquirido.

    Eles devem completar frases ou escrever pequenos textos, utilizando os adjetivos flexionados corretamente. Forneça orientações adicionais e esclareça dúvidas durante a realização da atividade.


  5. Etapa 5 - Discussão e reflexão

    A classe se reúne para discutir as respostas da atividade prática. Destaque exemplos de flexões corretas e explique eventuais erros comuns, promovendo a reflexão dos alunos sobre o processo de flexão dos adjetivos em relação aos números.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento sobre a flexão dos adjetivos;
  • Promover a compreensão das regras de flexão e a aplicação correta em diferentes contextos;
  • Estimular o trabalho em grupo, a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos;
  • Fomentar a participação ativa dos alunos nas discussões e na resolução de atividades práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões e atividades em grupo;
  • Compreensão e aplicação correta das regras de flexão dos adjetivos em relação aos números;
  • Precisão na realização da atividade prática;
  • Capacidade de explicar e justificar as respostas durante as discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Preparar e fornecer o material de estudo prévio sobre a flexão dos adjetivos;
  • Organizar e estruturar as etapas da atividade, garantindo a progressão do aprendizado;
  • Facilitar as discussões em grupo, promovendo a participação e incentivando a reflexão;
  • Oferecer feedback construtivo e esclarecer dúvidas dos alunos;
  • Estimular a síntese dos conhecimentos adquiridos e a aplicação em situações práticas.

Ações do aluno

  • Estudar o material prévio fornecido antes da aula;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando ideias e contribuindo para a análise dos adjetivos;
  • Realizar a atividade prática de forma individual ou em grupo, aplicando corretamente as regras de flexão dos adjetivos;
  • Refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, identificando dificuldades e buscando soluções;
  • Demonstrar habilidades de comunicação e argumentação ao justificar suas respostas durante as discussões.